terça-feira, 17 de julho de 2012

Fiasco na greve de servidores



Correio Braziliense      -      17/07/2012




No primeiro dia de acampamento na Esplanada, apareceram pouquíssimos manifestantes, fato que agradou o Palácio do Planalto. Governo mantém posição de não dar reajustes em 2013

O primeiro dia de acampamento dos servidores para pressionar o governo por aumento de salários foi um fiasco. A promessa de fazer barulho na Esplanada dos Ministérios não se concretizou, o que pode enfraquecer o movimento grevista do funcionalismo. Ontem à noite, os sindicatos se articulavam para cumprir a promessa de reunir pelo menos 5 mil manifestantes até sexta-feira, ao custo de mais de R$ 1 milhão com transporte, comida, aluguel de equipamentos e hospedagem.

A fragilidade inicial do movimento tranquilizou o Palácio do Planalto, que voltou a reforçar a intenção de conceder reajustes apenas aos professores de universidades, devido ao aperto orçamentário causado pela crise mundial. O Ministério do Planejamento, por sinal, ratificou o desejo de mandar cortar o ponto dos grevistas, por não concordar com a radicalização dos sindicatos. O governo havia pedido aos servidores que continuassem trabalhando e mantivessem as negociações até meados de agosto, quando fechará a proposta de Orçamento de 2013. Mas várias carreiras resolveram cruzar os braços antes.

Toda a estrutura para receber os 5 mil manifestantes esperados pelos sindicatos foi montada durante a tarde de ontem, mas pouco mais de 50 servidores apareceram no local, em uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, e apenas seis barracas foram montadas no gramado central da Esplanada. Os ônibus e vans com os cerca de 3,5 mil manifestantes de várias partes do país, que permanecerão no Distrito Federal até o dia 20, deveriam começar a chegar para o acampamento. Mas o diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, informou que 1,8 mil pessoas que desembarcaram na capital preferiram ir direto para pousadas, hotéis e alojamentos de entidades parceiras. Ou seja, apesar de todo o alarde dos sindicalistas em torno do acampamento, a maior parte dos servidores não deve dormir no local.

As atividades na Esplanada, segundo o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no DF, Rodrigo Britto, só devem começar hoje. O ponto alto do movimento, no entanto, promete ser a marcha dos servidores, amanhã. Os grevistas devem caminhar da Catedral ao Ministério do Planejamento, onde pedirão audiência com a ministra Miriam Belchior.

Novos órgãos prometem aderir à paralisação dos servidores — que já atinge 350 mil profissionais em 23 estados e no DF somente na base da Condsef. Os petroleiros, em estado de greve por uma nova proposta de participação nos lucros e resultados (PLR) da Petrobras, reúnem-se hoje com os representantes da empresa. Caso não haja um consenso, devem cruzar os braços a partir de sexta-feira. Já os servidores da Imprensa Nacional devem decidir nesta semana se vão aderir ao movimento.

Sangue pela carreira
Os servidores da área ambiental optaram por uma manifestação diferente. Em greve pela valorização da carreira, devem chamar os outros manifestantes para doar sangue no Hemocentro de Brasília durante todo o dia de hoje. De acordo com  a Associação Nacional de Servidores da Área Ambiental (Asibama), 91 dos 168 escritórios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram fechados em todo o país, um desmonte considerado inaceitável pelo funcionalismo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra