segunda-feira, 9 de julho de 2012

Governo e sindicatos não chegam a acordo e greve continua



Agência Brasil     -     09/07/2012





Brasília – A reunião realizada hoje (9) entre o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, e líderes sindicais dos servidores públicos não alterou o panorama da greve da categoria, apesar da determinação do corte de ponto dos grevistas feita na última sexta-feira (6) por Mendonça.


Na reunião, representantes do governo e sindicalistas não chegaram a qualquer acordo para encerrar o movimento, iniciado no último dia 18 de junho e que afeta o funcionamento de diversos órgãos e universidades federais. Ficou acertada nova reunião para próximo dia 18, segundo a a ssessoria de comunicação do ministério.


Participaram da reunião, realizada na Secretaria de Relações do Trabalho, dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e do Sindicato dos Servidores Públicos no DF (Sindsep), ambos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).


Na reunião, um dos temas foi a Lei 12.277/10, que criou tabela salarial diferenciada para cinco cargos de nível superior (NS) do Executivo. A Condsef e suas filiadas querem a equalização de todas as tabelas dos servidores de NS, com mesmo percentual de reajuste para servidores de níveis intermediário (NI) e auxiliar (NA). A confederação pretende que a equalização alcance todos os níveis e, para isso, vai encaminhar uma proposta ao Ministério do Planejamento.


Para a próxima quinta-feira (12), as lideranças sindicais dos servidores preparam manifestação em frente ao Palácio do Planalto contra o corte de ponto dos grevistas determinado pelo governo.


Segundo o diretor de Formação Política da Condsep, Carlos Henrique Bessa Ferreira, na ocasião, será queimada cópia do documento em que a Secretaria de Relações determina aos gestores de recursos humanos do governo federal o corte do ponto dos servidores que não comparecerem ao trabalho. Bessa explicou que o documento será queimado porque, para os servidores, representa um "atentado" ao direito de greve.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra