sábado, 7 de julho de 2012

Governo vai cortar o ponto


Jornal de Brasília     -     07/07/2012



Categoria reagiu e decidiu ampliar a greve, que já envolve 12 órgãos

O governo vai cortar o ponto dos servidores federais em greve as partir do dia 18 de junho, quando teve início a paralisação. A Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Planejamento confirmou a expedição da ordem da Secretaria de Relações de Trabalho a todos os gestores de recursos humanos do Governo Federal. 

A reação, porém, foi contrária à esperada. Após saber da decisão, a categoria decidiu, em assembleia na Esplanada dos Ministérios, pela ampliação da greve, mesmo sabendo que, em geral, após fechar as negociações o governo sempre libera o pagamento dos dias parados.

"O servidor não pode ser intimidado e prejudicado por exercer um direito como o da greve. Vamos manter a paralisação", disse o coordenador- geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal(Sindsep-DF), Oton Pereira Neves.

O servidor do Ministério da Saúde Carlos Eduardo Corte reclamou da postura do governo. “Estamos firmes. Os servidores do executivo estão desvalorizados. Estamos cansados da enrolação do governo. Isso é desrespeito com o servidor e, principalmente, com a população, que é quem está sendo afetada com a suspensão dos serviços por causa da greve", disse ele.

Os servidores reivindicam e equiparação de salário e benefícios com os servidores do Legislativo e Judiciário. Os grevistas também querem concursos públicos, contratação de servidores, a criação de plano de carreira, data-base no dia 1º de maio, e melhores condições de trabalho.

DATA LIMITE

O governo, por sua vez, disse que as negociações com os servidores não serão interrompidas, pois trabalha com uma data limite de 31 de julho para concluir os estudos sobre a possibilidade de conceder o reajuste salarial, embora considere que o prazo final é 31 de agosto, data final para enviar o projeto do Orçamento para 2013 ao Congresso Nacional.

Ontem pela manhã, mais de 500 servidores de 12 órgãos federais em greve participaram de assembleia na Esplanada dos Ministérios. A reunião, organizada pelo Sindsep- DF, deliberou sobre a intensificação e ampliação da greve.

Um dos interlocutores mais próximos da presidente Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria- Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que o governo confia "na maturidade dos servidores" públicos federais.

"O governo segue analisando as possibilidades, com muita preocupação em relação à economia, confiando na maturidade dos servidores, que estão vendo o que está acontecendo no mundo todo", disse Carvalho.

Sem reajuste em 2013

Preocupado com os efeitos prolongados da crise financeira e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional no primeiro trimestre, o Palácio do Planalto não deverá prever a concessão de reajuste a servidores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. O governo se vê de "mãos atadas" ao não encontrar espaço para mais despesas nas contas públicas pelo menos neste momento, enquanto a economia fraqueja. A LDO tem de ser votada até o dia 17 deste mês, caso contrário, os parlamentares não podem entrar de recesso.

O governo teme que o movimento grevista ganhe mais adesão e se torne uma espécie de bola de neve que confronte a presidente Dilma Rousseff. Segundo apuração da reportagem, a presidente Dilma tem acompanhado "hiperpreocupada" os desdobramentos da crise e deverá preparar novas medidas para socorrer a produção industrial. Na contabilidade do Ministério do Planejamento, o custo das reivindicações apresentadas por servidores públicos para 2013 alcança R$ 60 bilhões.

"O que não pode nesse momento é o governo mais uma vez jogar a responsabilidade da crise nas costas dos servidores públicos federais", disse o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa.

SAIBA +

Estão em greve a Fundação Nacional de Saúde, Ministérios da Saúde, do Planejamento, do Trabalho e Emprego, da Integração Nacional, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Desenvolvimento Agrário, da Justiça e da Agricultura, Fundação Nacional do Índio, Arquivo Nacional, Instituto Nacional de Propriedade Industrial e Hospital das Forças Armada.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra