sexta-feira, 27 de julho de 2012

IBGE começa a descontar dias parados de servidores em greve



Venceslau Borlina Filho
Folha de S. Paulo     -     27/07/2012




RIO - Em greve há 40 dias, os servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começaram a ter descontados do salário os dias não trabalhados.

De acordo com a direção do sindicato nacional dos trabalhadores do instituto, ao acessar nesta sexta-feira (27) contracheque pela rede interna, muitos se surpreenderam com a remuneração menor. O pagamento ocorre na próxima quinta-feira (2).


O instituto tem 6.600 servidores efetivos. Segundo o sindicato, 60% estão em greve em todo o país. A direção do IBGE diz que esse percentual é de 30%.


A denúncia dos servidores grevistas levou a direção do sindicato a se reunir com o presidente-adjunto do IBGE, Fernando Abrantes.


Segundo a diretora do sindicato, Susana Drumond, ele disse que a decisão de cortar dos salários os dias parados foi do Ministério do Planejamento. "Eles [IBGE] haviam se comprometido a tratar essa questão só quando a greve acabasse, mas tomaram a medida antes."


OUTRO LADO
O ministério confirmou, por meio de sua assessoria, a ordem dos descontos. Um comunicado foi encaminhado às direções dos órgãos públicos para que façam os descontos sobre os dias parados.
O IBGE ainda não se manifestou sobre o corte nos salários.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra