quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lei de Acesso à Informação causa polêmica sobre divulgação de salários



Agência Câmara de Notícias     -     25/07/2012




Os governos podem divulgar os salários dos servidores públicos sem colocá-los em risco?

Quando se fala em divulgação de salários dos servidores públicos apenas uma questão é consensual: quanto ganha o funcionário é uma informação pública e todos devem saber. A polêmica está nos princípios constitucionais da transparência e da privacidade, como fazer a divulgação dos salários, com nomes e local de trabalho sem expor o funcionário público?

Aqueles que defendem a publicação do nome do beneficiário dizem que a transparência deve ser total. Já os que contestam, dizem que tal exposição viola a privacidade do servidor.

O Executivo federal saiu na frente e já publicou no Portal da Transparência o salário dos seus servidores.

Foram divulgados apenas os vencimentos dos funcionários públicos civis. A remuneração dos militares será divulgada a partir deste mês e a dos aposentados e dos pensionistas não deve ser publicada, porque o regulamento do Executivo não prevê.

Também não serão divulgados dados de caráter pessoal como pensão alimentar e empréstimos.

A Câmara dos Deputados também vai divulgar na internet, a partir do dia 31 de julho, os nomes dos funcionários e o valor das remunerações, inclusive as horas extras.

Críticas
Enquanto o governo exalta a iniciativa como marco da transparência, a medida é criticada pelos sindicatos dos servidores. O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público, Josemilton Costa, diz que as tabelas remunerativas já estavam disponíveis no portal de transparência. “O que não aceitamos é a personalização. Nominar é que não achamos que há necessidade. Porque não é isso que vai garantir a transparência.”

O presidente da Associação dos Magistrados Estaduais, Antonio Sbano, acredita que a divulgação de nomes, em princípio, viola garantias individuais que estão previstas na lei.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra