quinta-feira, 5 de julho de 2012

Limite para greve



Helena  Mader
Correio  Braziliense     -     05/07/2012




Diante das ameaças dos servidores da Justiça Eleitoral de tumultuar o registro de candidaturas com uma greve geral, a União recorreu ao Superior Tribunal de Justiça e conseguiu esvaziar a paralisação da categoria. Os políticos que vão disputar os cargos de prefeito e vereador têm que registrar a candidatura até as 19h de hoje nos tribunais regionais eleitorais de todo o país. Mas para reivindicar a aprovação do Plano de Cargos e Salários dos servidores da Justiça Federal, a categoria aprovou a greve para a véspera do fim do prazo eleitoral.

Ontem à noite, o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, concedeu liminar favorável ao governo e determinou que pelo menos 80% dos funcionários da Justiça Eleitoral trabalhem hoje. Em caso de descumprimento, os sindicatos que representam a categoria terão que pagar multa diária de R$ 200 mil.

Em sua decisão, o presidente do STJ reconheceu que o direito de greve é constitucional, mas classificou a paralisação como “oportunista”, por conta dos riscos de prejuízos ao calendário eleitoral.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra