terça-feira, 17 de julho de 2012

Greve no serviço público federal recebe adesão de novas categorias



Lucas Marchesini, Rafael Bitencourt e Bruno Peres  
Valor Econômico      -      17/07/2012




Brasília - A onda de greves no serviço público federal cresceu e ganhou novas adesões ontem, mas o Palácio do Planalto informou que não intervirá nas negociações conduzidas pelo Ministério do Planejamento. Os servidores vão engrossar o movimento hoje com uma marcha na Esplanada dos Ministérios. E a Central Única dos Trabalhadores (CUT) reforçará o coro dos descontentes ao visitar o acampamento armado pelos sindicalistas em Brasília.

Cerca de 35% dos funcionários de dez agências reguladoras, além do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), cruzaram os braços ontem, informou o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências).

O contingente parado representa 2,5 mil dos 7 mil servidores do DNPM e das agências nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa), Águas (ANA), Telecomunicações (Anatel), Cinema (Ancine), Energia Elétrica (Aneel), Saúde Suplementar (ANS), Transportes Aquaviários (Antaq), Transportes Terrestres (ANTT), Petróleo (ANP) e Aviação Civil (Anac).

Trabalhadores eletricitários de 14 empresas do grupo Eletrobras também pararam ontem, informou a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU). Apenas a área operacional da estatal permanece em atividade.

Essas categorias se juntaram aos servidores de 95% das 57 universidades e 38 institutos federais de educação, cujas atividades estão paralisadas há quase 60 dias. Os dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) também estão com os serviços interrompidos, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Os professores foram os únicos grevistas a receber uma proposta de reajuste salarial do governo até o momento. A Andes, entretanto, ainda não respondeu oficialmente, embora tenha divulgado nota recusando a proposta. Assim, cada instituto e universidade deverá fazer assembleia nos próximos dias para decidir se aceita ou não os aumentos de até 45% sugeridos pelo Planejamento na semana passada. A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) "está otimista" quanto à resposta da categoria, informou o Planejamento.

A Controladoria Geral da União (CGU) e a Secretaria do Tesouro Nacional, que já paralisaram as suas atividades na tarde de 10 de julho, pretendem repetir a dose amanhã. Na semana passada, 1,2 mil servidores aderiram ao movimento. Segundo o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), a gestão da dívida pública, emissão de títulos e as transferências governamentais serão prejudicadas com a paralisação. Na CGU, trabalhos "como a fiscalização dos contratos da Construtora Delta com a União ficarão parados", informou a assessoria de imprensa.

Nesta semana haverá marchas unificadas de todos os servidores em greve. Além disso, o Sinagências realizará piquete em frente ao Congresso Nacional. Os grevistas devem acampar no local. O Ministério do Planejamento informou que a próxima reunião com a Condsef será amanhã. O Sinagências disse que deve se encontrar com a pasta na quinta-feira, mas tenta antecipar a agenda.

As negociações entre governo e servidores públicos federais não devem passar pela Secretaria-Geral da Presidência. O ministro Gilberto Carvalho não pretende receber os representantes das categorias que estão paralisadas por aumento salarial.

A Secretaria-Geral explicou que as negociações salariais são feitas no âmbito do Ministério do Planejamento, não sendo atribuição da secretaria essa discussão. A justificativa é de que eventual participação da Secretaria-Geral em diálogos com movimentos sociais, inclusive sindicais, ocorre para os entendimentos de acordos sociais, não para reajustes de salários.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra