domingo, 29 de julho de 2012

O PLANALTO INCENTIVA MAIS UMA GREVE



Elio Gaspari
Folha de S. Paulo     -     29/07/2012





 
Desde 18 de junho há auditores da Receita Federal namorando uma greve. Por enquanto, fazem operações-padrão e reduzem o lançamento de cobranças. O sindicato da categoria não gosta da ideia, e o movimento não empolgou os servidores.


Na quarta-feira os sábios do Planalto ameaçaram substituir eventuais grevistas com funcionários das fazendas estaduais. A ideia não tem base legal sólida e serve apenas para acirrar os ânimos. Em 2002 uma hierarca insultou os auditores dizendo que não precisavam de melhorias porque entre eles havia muitos corruptos. Deu fôlego à greve.


Num caso desses, a Receita, silenciosamente, mexe nos canais e reprograma o índice de fiscalização, sem anúncios marqueteiros que apenas estimulam contrabandistas e larápios.
A ideia de terceirizar grevistas deu certo nos Estados Unidos em 1981, quando pararam os controladores de voo. O presidente Ronald Reagan convocou militares e interessados nos postos, desempregou 11 mil, quebrou o movimento e destruiu o sindicato. Dilma Rousseff não é Ronald Reagan.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra