sexta-feira, 27 de julho de 2012

Para contornar greve federal, Paraná assume atribuições da Anvisa



Estelita Hass Carazzai
Folha de S. Paulo     -     27/07/2012





CURITIBA - O Estado do Paraná assinou nesta sexta-feira (27) um convênio com o governo federal para assumir as atividades dos servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em greve desde a semana passada.

A medida, que atende a um decreto da presidente Dilma Rousseff desta semana para contornar os impactos das atuais greves dos servidores federais, pretende acelerar o trâmite das exportações e importações nos portos e alfândegas do Estado, um dos mais impactados pela paralisação da Anvisa.


No porto de Paranaguá, por exemplo, dois berços (vagas para atracação de navios) chegaram a ficar ociosos na semana passada devido à falta de autorização da Anvisa para a movimentação de mercadorias.


Com o convênio, servidores estaduais, ligados à secretaria da saúde, irão assumir as atividades preparatórias e operacionais de importação e exportação de bens que estão hoje sob a responsabilidade da Anvisa.


A medida vale apenas para enquanto durar a mobilização dos servidores.


"ANTIDEMOCRÁTICO"
O Paraná é o primeiro Estado a aderir ao decreto federal, qualificado como "antidemocrático" e "extremado" pelos servidores em greve.


A delegacia do Sindifisco (sindicato dos auditores fiscais da Receita Federal, categoria que está em operação-padrão desde junho) em Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, divulgou nota repudiando a medida e afirmando que ela "acirra ainda mais os ânimos" entre os servidores.
Para a categoria, o decreto é inconstitucional porque abre precedente para transferir suas atribuições a funcionários "não concursados e não habilitados".


O Sinagências, que representa os funcionários da Anvisa e de outras agências reguladoras, também em greve, fez um ato contra o decreto.


Já a CUT (Central Única dos Trabalhadores) afirmou, em nota, que a medida "atropela o processo de diálogo" com o governo federal.


Os servidores das agências reguladoras querem equiparar suas carreiras a outras de Estado --segundo o sindicato da categoria, eles ganham até 30% a menos. Já os auditores fiscais da Receita Federal pedem recomposição salarial de 30,18%.


O governo federal ainda não apresentou propostas às categorias em greve, e diz que o fará até o início de agosto.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra