sexta-feira, 20 de julho de 2012

Proposta do governo não agrada e greve nas federais deve continuar



G1      -     20/07/2012





Das 59 universidades federais, 57 estão em greve há mais de dois meses.


Brasília - Um milhão de estudantes das universidades federais devem continuar sem aulas. 



O aumento proposto pelo governo não agradou aos professores, que seguem em greve.

Até agora, a cada assembleia, mais um voto pela rejeição à proposta do governo. Das 59 universidades federais, 57 estão em greve há mais de dois meses. E pelo menos 21 decidiram continuar paradas.


O governo ofereceu reajustes que variam de 24% a 45%. Os percentuais são maiores para os professores com doutorado e dedicação exclusiva, que representam 86% da categoria. Ao todo, o aumento soma quase R$ 4 bilhões, a serem pagos ao longo dos próximos três anos.


O clima nesta sexta-feira (20) na Esplanada é outro. Acabaram as manifestações. 



O ampamento está sendo desmontado. Mas a tranquilidade não é sinal de acordo. O Ministério da Educação aposta todas as fichas na mesa de negociação, que tem reunião marcada para segunda-feira (23).

De um lado vão estar os professores que querem um aumento maior, pago em menos tempo e sem as diferenças propostas de acordo com a graduação dos docentes.


“O que nós queremos é que o governo não imponha barreiras para aquilo que é um direito do trabalhador, que é progredir na sua carreira”, defende a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Marinalva Oliveira.


Do outro, o governo que diz que a proposta garante aumento real para os professores pelos próximos anos, mesmo diante da crise internacional, e que não abre mão de valorizar os professores pela graduação.


“É um esforço muito grande para que a gente possa melhorar a carreira docente, mas estimular que eles se titulem, que eles estudem, pesquisem, para melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, afirma o ministro Educação, Aloizio Mercadante.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra