terça-feira, 3 de julho de 2012

RJ adere à greve do IBGE



Correio  Braziliense      -      03/07/2012




Os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ameaçam comprometer a divulgação de alguns dos principais indicadores econômicos do país a partir da semana que vem. A greve da categoria começou no último dia 18, em três estados — RS, PI e AP —, mas ganhou adesão de outras regiões e, ontem, de três grandes unidades no Rio de Janeiro. Com isso, a participação ao movimento subiu de cerca de 10% dos funcionários para pouco mais de 50%, segundo cálculos do comando de greve.

"O Rio de Janeiro concentra metade dos cerca de 12 mil funcionários do instituto. Com a inclusão do estado, certamente a coleta de dados será comprometida", afirmou Julio Cesar Pacheco, integrante do comando de greve em Santa Catarina. Pacheco explicou que estão paradas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Procurado pela reportagem, o IBGE negou a existência de qualquer prejuízo nas atividades do órgão. "A paralisação é localizada e conta com apenas 10% dos funcionários. Nenhum serviço foi comprometido e nenhum estado conta com adesão total", rebateu o IBGE. O levantamento mais recente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) mostra que a greve geral do funcionalismo ocorre, simultaneamente, em 22 estados e conta com engajamento de 26 categorias. Para amanhã, a central sindical convocou um Dia Nacional de Lutas, com atos de protesto por todo o país. (GHB)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra