segunda-feira, 30 de julho de 2012

Servidores em greve podem ter salário descontado



Consultor Jurídico     -     30/07/2012




O Superior Tribunal de Justiça suspendeu decisão da Justiça Federal que impedia o desconto dos dias parados da remuneração de servidores grevistas. A corte entendeu que a liminar causava lesão à ordem pública.

A liminar havia sido concedida pela Justiça de Pernambuco contra ato administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. A corte trabalhista determinara o desconto dos dias não trabalhados depois de 18 de agosto de 2011 por conta de movimento grevista.

Para o juiz federal, a lei da greve no setor privado — aplicada de modo analógico por ordem do Supremo Tribunal Federal diante da omissão do Poder Legislativo em regular por lei o direito constitucional de greve do servidor público — impediria que fossem adotados quaisquer subterfúgios capazes de constranger o trabalhador a comparecer ao trabalho durante greves.

“Evidentemente, o desconto dos dias parados é instrumento mais do que hábil a coagir o servidor à apresentação ao local de labor, razão pela qual entendo que vulnera o dispositivo legal”, afirma a tutela antecipada agora suspensa.

No entanto, como apontou o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, durante a greve no setor privado o contrato de trabalho é suspenso, o que afasta do trabalhador o direito ao salário. “Este é um dos elementos da lógica da greve no setor privado: o de que o empregado tem necessidade do salário para a sua subsistência e a da família”, afirmou. “O outro elemento está na empresa: ela precisa dos empregados, sem os quais seus negócios entram em crise.”

“A tensão entre esses interesses e carências”, prosseguiu, “se resolve, conforme a experiência tem demonstrado, por acordo em prazos relativamente breves. Ninguém, no nosso país, faz ou suporta indefinidamente uma greve no setor privado.”

O ministro lembrou, ainda, decisão recente do STJ em que a Corte Especial, com voto do ministro Felix Fischer, julgou legal o desconto de remuneração pelos dias em greve. Mencionou ainda diversos precedentes na mesma linha do STF, do próprio STJ e ainda do Conselho Nacional de Justiça.

“No setor público, o Brasil tem enfrentado greves que se arrastam por meses. Algumas com algum sucesso, ao final. Outras, sem consequência qualquer para os servidores. O público, porém, é sempre penalizado”, ponderou Pargendler. “A que limite está sujeita a greve, se essa medida não for tomada? Como compensar faltas que se sucedem por meses?”, questionou, por fim.

O STJ entendeu que pode haver negociação para compensação dos dias sem desconto de remuneração, mas cabe à Administração definir pelo desconto, compensação ou alternativas de resolução do conflito, observando os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

 Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra