segunda-feira, 30 de julho de 2012

Servidores federais do Judiciário no DF decidem parar na quarta



Folha de S. Paulo     -     30/07/2012





Os servidores federais do Judiciário no Distrito Federal vão aderir nesta quarta-feira (1º) à paralisação dos funcionários públicos, em greve há 41 dias.


A Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal) aprovou no último sábado indicativo de greve para a categoria em todo o país. Além do DF, os servidores de Mato Grosso e Rio de Janeiro já definiram a data para o começo da greve: 8 de agosto. Os outros sindicatos estaduais têm até 15 de agosto para definir se aderem ou não ao movimento.


Representantes da Fenajufe e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) terão encontro nesta segunda-feira à noite com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Ayres Britto.


A assessoria da CUT informou que a discussão será em torno da demanda da categoria, que reivindica aumento médio de 56%, dependendo do cargo. "Queremos destravar a negociação e, coincidência ou não, após uma reunião do presidente da CUT, Vagner Freitas, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, surgiu a nova proposta para os professores", declarou a assessoria de Freitas, em referência à proposta apresentada pelo governo em 24 de julho.


DECRETO
As 31 entidades nacionais que representam os servidores públicos em greve realizam nesta quarta-feira (1º) reunião para decidir qual medida conjunta adotar contra o Decreto n° 7.777. A medida, publicada pelo governo em 25 de julho, autoriza a substituição dos servidores públicos com atividades paralisadas por funcionários estaduais ou municipais.


Também participam do encontro as três centrais às quais são filiados os sindicatos de servidores públicos --CUT, Conlutas e a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).


O secretário- adjunto de relações de trabalho da CUT, Pedro Armengol, disse que haverá algo forte contra a medida do governo. No encontro, sindicatos e centrais discutirão como inviabilizar o decreto. Armengol acredita que uma ação conjunta teria mais impacto. 



Até o momento os auditores fiscais e o Sindsep-DF (Sindicato dos Servidores Públicos no Distrito Federal) disseram que entrariam individualmente na Justiça contra o texto.

DO VALOR




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra