sábado, 21 de julho de 2012

Servidores temem que negociações com ministérios enfraqueça movimento



Correio Braziliense     -     21/07/2012





A proposta do governo de transferir para os ministérios as negociações com os servidores, hoje centralizadas no Planejamento, é vista com ressalva pelos líderes sindicais. O temor é de que, ao pulverizar as conversas, o Palácio do Planalto desmobilize a categoria, enfraqueça o movimento grevista e provoque competição entre o funcionalismo por aumentos maiores. Quanto ao parcelamento do reajuste em três anos, conforme indicou o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, não há objeção, desde que o índice de correção dos salários fique acima da inflação.


Se o governo optar, de fato, pela descentralização, cada ministério deve receber as lideranças competentes das categorias que estão de braços cruzados — são mais de 350 mil trabalhadores. Ma a diretora do Comando Nacional da Greve dos Servidores Públicos Federais, Geralda Vítor, não esconde a preocupação. "Haverá uma dispersão dos trabalhadores e o processo de unificar as paralisações perderá o sentido", afirmou. Ela destacou que a classe sindical deve permanecer unida. "Não podemos desmontar tudo que já construímos até agora. O governo quer nos enfraquecer e nós não vamos deixar", garantiu.


Competência

O coordenador da Central Sindical Popular (CSP Conlutas), Paulo Barela, não vê a pulverização das conversas com tanto pessimismo. No seu entender, o governo tem demonstrado interesse em negociar. "O fato de o governo admitir uma negociação é sempre positivo. De fato, cada categoria deve mesmo conversar com o ministério competente para resolver pautas específicas. Antes disso, no entanto, queremos uma resposta global para as reivindicações gerais do setor público. É uma questão de hierarquia, de prioridades", ponderou. Os servidores exigem aumento linear de 22%, além da igualdade dos contracheques dos aposentados com os dos trabalhadores ativos.


Esse reajuste dificilmente sairá. Há quem acredite, como o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Pedro Delarue, que o governo concederá algum aumento aos servidores. Mas a correção deverá ficar perto de 3%, ou seja, inferior à inflação média de 4,5% que o Ministério da Fazenda estima para 2013 e 2014.


Petroleiros suspendem paralisação

Os petroleiros aprovaram, em assembleias, a suspensão da greve que começaria ontem, informou um diretor de Comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Leopoldino Martins. A entidade, que representa a categoria, e os seus sindicatos já haviam indicado acordo com a Petrobras na última quarta-feira para o aumento da participação (PLR) dos trabalhadores nos lucros da empresa. A proposta da estatal precisa, porém, da aprovação dos seus empregados, o que deverá ocorrer até a próxima quarta-feira.



"A base está apoiando o acordo em sua maioria. Aceitaram a suspensão da greve", disse ele. A FUP sinalizou a possibilidade de greve por tempo indeterminado a partir de 20 de julho, caso a Petrobras não concordasse com um aumento da participação nos lucros. A empresa então elevou os valores propostos em 12%, com piso de R$ 760 mais um abono de R$ 1.260 reais ou 12% de remuneração, o que for maior.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra