segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sindicato de professores federais rejeita proposta de aumento do governo de até 45%



Djalma Oliveira
Jornal Extra      -     16/07/2012






Após analisar a proposta de aumento salarial de até 45% feita pelo governo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) recomendou que os professores das universidades mantenham a greve que completa 60 dias nesta quarta-feira.



A entidade considerou positiva a reabertura das negociações, mas entendeu que a oferta do Ministério do Planejamento não atende às reivindicações da categoria. Por meio de um comunicado, o comando nacional de greve aconselha que os professores intensifiquem a mobilização e radicalizem as ações ligadas à paralisação.

Durante esta semana, as universidades de todo o país farão assembleias para decidir se param ou continuam com a greve. Todas deverão dar uma resposta até sexta-feira, já que o Andes tem uma reunião marcada com representantes do Ministério do Planejamento na próxima segunda-feira, dia 23.


O aumento proposto pelo governo na última sexta-feira prevê aumentos parcelados em três anos, a partir de 2013, e reduz de 17 para 13 os níveis da carreira. O reajuste dos docentes federais vai custar R$ 3,9 bilhões aos cofres públicos.


Nesta segunda-feira, servidores federais inauguraram um acampamento na Esplanada dos Ministérios. Essa é a primeira manifestação de uma semana de mobilização do funcionalismo. Para esta quarta-feira, está marcada uma reunião com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.


Os sindicatos criticam o ritmo lento das negociações com a União. Ontem, funcionários do Sistema Eletrobras (Cepel, Eletrobras, Eletronuclear e Furnas) e das 12 agências reguladoras federais cruzaram os braços. O primeiro grupo pede um aumento de 10,73% e melhores condições de trabalho. O pessoal das agências reivindica a equiparação salarial entre funcionários antigos e novos e a incorporação de gratificações aos vencimentos básicos.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra