terça-feira, 17 de julho de 2012

Sindicato diz que greve na Anvisa pode impactar estoque de remédios



Folha de S. Paulo     17/07/2012





BRASÍLIA - A greve de funcionários da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode ter impacto no estoque de remédios e insumos farmacêuticos em até uma semana, afirmou João Maria Medeiros, presidente do Sinagências (sindicato dos funcionários de agências de regulação) --ele próprio servidor da Anvisa.


Cerca de 40% dos funcionários da Anvisa pararam no país, segundo o sindicalista.
Desde esta terça-feira, diz, apenas 30% dos funcionários que trabalham na liberação de mercadorias no Galeão estão trabalhando. Amanhã, a greve deve ser intensificada no aeroporto de Guarulhos e no porto de Santos.


A principal demanda, diz Medeiros, é equiparar as carreiras das agências com as outras de Estado --segundo ele, servidores das agências ganham até 30% a menos.


Para evitar desabastecimento, o Sindusfarma (sindicato que reúne a indústria farmacêutica em São Paulo) vai reunir os associados para, possivelmente, entrar com uma ação judicial garantindo a liberação dos produtos.


O sindicato deve ainda propor à direção da Anvisa que libere os insumos sem a análise prévia --a ideia é que amostras da mercadoria sejam analisada após a greve.


A Abrafarma (associação de farmácias) avalia que a greve pode impactar na autorização para novas farmácias e, também, nos estoques.


O setor de medicamentos avalia que, se a greve se estender por um mês, é possível que haja desabastecimentos pontuais nas farmácias.


Segundo a Sinagências, há uma conversa com o governo marcada para quinta-feira.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra