terça-feira, 10 de julho de 2012

STF barra divulgação de salários



Juliano Basile
Valor Econômico      -    10/07/2012




Brasília - Durou apenas uma semana a divulgação dos salários dos ministros e servidores do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação começou a ser dada em 29 de maio no endereço oficial do tribunal (www.stf.jus.br) no link "acesso à informação" em cumprimento à Lei de Acesso à Informação que entrou em vigor no dia 16 de maio. Em 6 de julho, no entanto, a Corte teve que retirar os salários da página. Motivo: decisão judicial.

O STF teve que cumprir a decisão da 22ª Vara do Distrito Federal que proibiu a divulgação de informações sobre "os rendimentos dos Servidores Públicos Federais, no âmbito dos três Poderes da República, de forma individualizada".

A decisão da 22ª Vara foi comunicada ao STF na sexta-feira. A Corte cumpriu a decisão e, com isso, onde antes era possível ver a remuneração de cada um de seus ministros, passou a ser divulgada a seguinte informação: "Consulta retirada do ar por determinação judicial".

Mesmo se tratando de decisão da 1ª instância da Justiça, cabe ao STF cumpri-la. A Corte só deve voltar a divulgar os salários se a decisão da 22ª Vara for derrubada. Em última instância, o caso pode chegar a julgamento no próprio Supremo.

Na semana em que o link sobre acesso a informações ficou disponível na página do STF foi possível verificar que todos os ministros recebem R$ 26.723,13. Alguns possuem ainda um abono de permanência que é acrescido ao salário e equivale a R$ 2.939,54. O abono de permanência é concedido a quem tem tempo para se aposentar, mas continua trabalhando.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra