quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A greve e a inércia do Legislativo


Correio Braziliense      -      22/08/2012




A radicalização dos movimentos grevistas faz mais do que confrontar o governo. Ao cruzarem os braços, milhares de servidores públicos federais causam prejuízos ao país e desconforto às pessoas, além de risco à saúde, ao prejudicar o abastecimento de medicamentos e de material para exames e procedimentos médicos. 

Deixam a sociedade refém de uma situação de conflito que reflete a falta de coragem política dos representantes do povo no Legislativo, até hoje incapazes de votar uma lei que estabeleça regras, limites e condições para a greve do funcionalismo. Transformada em tabu, essa tarefa vem sendo adiada há 24 anos.

Desde 1988, com a promulgação da Constituição Federal, que assegurou o direito de greve a todos os trabalhadores, essa lacuna tem sido mantida, graças à falta de interesse dos governantes e parlamentares. 

Tecnicamente correta, essa destinação infraconstitucional levou em conta a necessidade de adaptar com rapidez e sempre que necessário a regulação de um direito que envolve o funcionamento do Estado em áreas de que dependem o cidadão comum, como a segurança, a saúde pública e a educação.

Na falta da regulamentação, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o emprego provisório da Lei nº 7.783, a Lei de Greve, que o Congresso não teve medo de votar já no ano seguinte à promulgação da Carta Magna. Mas, por se destinar a regular as paralisações de trabalhadores da iniciativa privada, seu alcance é insuficiente para contemplar as características do funcionário pago pelo poder público. 

Diferentemente do risco que corre o trabalhador regido pela CLT de perder o emprego (terminado o movimento) ao aderir à greve organizada pelo sindicato, o funcionário público esgrima contra o empregador o poder da estabilidade.

Outro problema é que o empregador não é um empresário, o qual se pretende forçar a dividir parte do lucro com a folha de pagamentos, mas, sim, o contribuinte, que também vem a ser o usuário do serviço que está deixando de ser prestado. Ou seja, o povo pode perder duas vezes: pela falta do serviço de que necessita e por ser chamado a pagar a conta do aumento concedido.

Ninguém pretende negar o direito do servidor de reivindicar a remuneração que julgar mais justa. Mas, por tudo que está envolvido, é mais do que urgente a necessidade de fazer valer os instrumentos da democracia para o estabelecimento de regras claras para as paralisações no serviço público. A presidente Dilma, conforme informaram ao Correio fontes do Planalto, estaria decidida a chamar às falas sua base parlamentar, para acertar a votação dessa indispensável regulamentação. Ela sabe bem, hoje, o tamanho do serviço que vai prestar ao país.

(Visão do Correio)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra