sábado, 25 de agosto de 2012

A rebelião do funcionalismo


Carta Capital     -     25/08/2012




Desde o começo do ano, mais de 180 reuniões foram realizadas entre o governo federal e representantes de ao menos 30 categorias do funcionalismo, segundo a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). 


Os servidores cobravam reestruturação de carreiras, reajustes salariais e melhores condições de trabalho, mas viram as negociações proteladas até agosto. Resultado: cerca de 250 mil funcionários, entre professores, policiais federais e rodoviários, auditores fiscais, empregados do Incra, da Funai, do Banco Central, das agências reguladoras, de portos e aeroportos, cruzaram os braços ou forçaram a lentidão dos serviços em operações-padrão. 

Nas contas do governo, a greve mobilizou 11.495 funcionários, que tiveram os pontos cortados.

Os números evocam os grandes protestos dos tempos de Fernando Henrique Cardoso. 


Com uma diferença: “Antes fazíamos greve para conseguir negociar. Com o Lula, as mesas de negociação permanente foram criadas e as categorias tiveram reajustes acima da inflação. Agora temos de fazer greves para que os acordos sejam cumpridos”, explica Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef. “Estamos dialogando desde o ano passado. 

Deliberamos que em 2012 tudo seria unificado e as reivindicações, padronizadas.” O governo cita os efeitos da crise mundial como limitadores dos reajustes.

Às vésperas do prazo-limite para o envio do Orçamento ao Congresso, o Palácio do Planalto apresentou uma proposta-padrão para as entidades, exceto ao setor de educação: reajuste de 15,8% nos salários, parcelado até 2015. A proposta foi rejeitada e o Executivo terá agora menos de uma semana para negociar com os servidores.


Para Vagner de Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a crise atual simboliza o esgotamento do modelo de negociação. Para ele, essas ­propostas devem ser apresentadas sempre no primeiro semestre, para dar tempo de negociar. “Senão, o confronto é estimulado.”


Apesar da tensão, Freitas nega que a entidade, historicamente ligada ao PT, tenha se distanciado do atual governo. “O projeto da CUT é mais próximo dos governos Lula e Dilma do que das administrações anteriores.”



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra