domingo, 19 de agosto de 2012

Advogados da União ameaçam cruzar os braços


Blog  do Josias     -     19/08/2012




No trato com os grevistas, Dilma inverte o anátema da Esfinge. Os servidores públicos levam seus enigmas sindicais à mesa e gritam para o Planalto: “Decifra-me ou te devoro.” A presidente manda cortar o ponto, ameaça recorrer a fura-greves estaduais e municipais e devolve o repto: “Devora-me ou te decifro.”


Em três dentadas, Dilma mastigou os grevistas no STJ. Numa, obteve a revogação da liminar que proibira as chefias das repartições públicas de cortar o ponto dos servidores sublevados. Noutra, obrigou 70% da mão de obra da Anvisa a descruzar os braços. 


Na terceira, proibiu os policiais federais de perturbar a paciência alheia com suas operações-padrão.

Na guerra contra os grevistas, Dilma deve seus êxitos à infantaria da Advocacia-Geral da União. Dali saem as petições que encostam na parede o movimento paredista. Surgiu, porém, um problema: a brigada anti-greve ameaça engrossar o pelotão dos grevistas. 


A Anauni (Associação Nacional dos Advogados da União) convocou assembleia para a próxima quarta-feira (22).

“Parece que o governo esqueceu definitivamente da Advocacia-Geral da União”, queixa-se o presidente da entidade, Marcos Luiz Silva. “Já não bastavam as condições de trabalho, as dificuldades do dia a dia da carreira, o grande volume de processos, a falta de estrutura de trabalho, e ainda temos que conviver com a total falta de preocupação da cúpula da AGU com a instituição.”


Neste sábado, Marcos Silva participou de reunião no Ministério do Planejamento. Junto com outros sindicalistas, ouviu da boca de Sérgio Mendonça, secretário de Relações do Trabalho, a oferta final de Dilma: 15,8% de reajuste, em três parcelas anuais –a primeira em 2013 e a última em 2015.


Achou pouco, muito pouco, pouquíssimo: “Entendemos que a proposta sequer repõe a inflação”, disse. Materializando-se a ameaça dos advogados, lacra-se o principal paiol de Dilma na batalha contra os grevistas. O Planalto dá de ombros. Acredita que os seus doutores não ousarão acender o pavio da desobediência. Avisa: se acenderem o fósforo, serão devorados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra