terça-feira, 21 de agosto de 2012

Auditores fiscais do trabalho avaliam amanhã proposta de aumento salarial de 15,8%


Agência Brasil     -     21/08/2012




Brasília - Os auditores fiscais do trabalho vão fazer amanhã (22) uma assembleia nacional para decidir sobre a proposta do governo federal de reajuste salarial de 15,8%. De acordo com a presidenta do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosângela Rassy, o último reajuste da categoria foi em 2008. Além do reajuste salarial, a categoria reivindica a contratação de mais auditores fiscais do Trabalho.


Para a Rosângela, o governo federal está “nivelando por baixo” todos os servidores. Segundo ela, a categoria está inclinada a não aceitar a proposta. “O nosso indicativo, assim como o de outros servidores, é pela rejeição da proposta”. A assembleia ocorrerá em todos os estados e deve durar o dia todo. Os auditores fiscais do trabalho poderão ainda votar eletronicamente.


Para marcar as reivindicações da categoria, os auditores-fiscais vão fiscalizar segmentos com maior risco de acidentes, como a construção civil nos dias 23, 28 e 29 de agosto.


Para a presidenta do sindicato, o aumento dos acidentes está diretamente relacionado ao baixo número de auditores fiscais do trabalho que atuam no Brasil.


“ A redução das fiscalizações em vista do número insuficiente está propiciando o aumento dos acidentes de trabalho”, disse. Dados do Sinait mostram que, atualmente, há um auditor fiscal do Trabalho para cada 3 mil empresas. Por ano são registrados cerca de 700 acidentes de trabalho.

O Brasil tem hoje cerca de 2,9 mil auditores-fiscais. No entanto, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), são necessários 8.778 profissionais nos próximos quatro anos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra