sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Apenas um sindicato firma acordo para encerrar greve de professores



Agência Brasil     -     03/08/2012





Brasília – O governo federal assinou hoje (3) acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) para determinar o fim das negociações com os professores das universidades e institutos federais filiados à federação. A Proifes é a única das quatro entidades que representam os docentes de ensino superior que aceitaram os termos da proposta apresentada pelo governo.


Mesmo com a assinatura do documento, que prevê reajustes de 25% a 40% até 2015 e diminuição do número de níveis de carreira de 17 para 13, o acordo não prevê retorno imediato dos docentes federais às salas de aula. A categoria está em greve desde 17 de maio. O Proifes representa sete universidades federais e um instituto técnico, no entanto cada entidade tem autonomia para decidir pela continuidade da greve, independente de acordo firmado.




O presidente da Proifes, Eduardo Rolim, reconheceu que existe um “racha” na base sindical. “Isso não é uma nenhuma novidade. É um processo dinâmico, as entidades têm suas maneiras de tomar suas decisões”, explicou.


O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, disse acreditar que, a partir da próxima semana, as universidades federais começarão a retomar as atividades. “Teremos retorno das nossas atividades, estamos convencidos de que a greve vai acabar”, disse.


No entanto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) , o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) se recusaram a ratificar o acordo e pretendem continuar com a greve.


A ameaça de continuidade da greve pelas três entidades que representam a categoria não flexibiliza a proposta do governo. “O nosso plano é o que foi negociado e que está em implementação. Não há motivo de pensar ou tratar de algo que não está neste momento na mesa”, disse Lins.


Dados do Andes-SN e do Sinasefe apontam que a paralisação atinge 57 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra