sábado, 11 de agosto de 2012

Dilma tenta isolar centrais e negociar direto com grevistas


João Domingos
O Estado de S. Paulo     -     11/08/2012





Objetivo do governo é tirar poder de decisão de entidades como a CUT nas negociações setoriais que começam na semana que vem

Pressionada pela série de paralisações pelo País, a presiden­te Dilma Rousseff pretende isolar a CUT e outras centrais que comandam as greves em 30 setores do governo federal com as negociações em separa­do com os servidores. A estra­tégia é neutralizar o poder de mobilização das entidades.


Dentro do governo, as informa­ções de bastidores são de que a presidente está muito irritada com a CUT, braço sindical do PT, por entender que, de todas as en­tidades representativas de traba­lhadores, deveria ser a primeira acompreender o momento de crise econômica mundial e a queda na arrecadação de impostos.


A CUT, porém, "fugiu do controle", na avaliação de integran­tes do governo. A central sindi­cal é ligada à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Públi­co Federal (Condsef), um dos principais pilares da greve. A en­tidade tem entre seus associa­dos os sindicatos de servidores federais e os que controlam as grandes agências reguladoras.


No caso dos professores e servidores universitários, os primei­ros a entrar em greve, ainda em maio, a central que comanda a mobilização é a Conlutas, controlada pelo PSTU e pelo PSOL, partidos de oposição a Dilma.


Esperado. Segundo auxiliares da presidente, desde o ano passa­do era sabido que esse seria um ano difícil. Tanto é que o gover­no agiu intensamente dentro do Congresso a fim de desarmar projetos que dão aumento para servidores do Judiciário, do Mi­nistério Público e para dezenas de categorias da chamada carrei­ra de Estado - justamente as mais mobilizadas, como os inte­grantes de agências reguladoras, auditores fiscais, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.


Aintenção era anunciar algum porcentual de aumento em ju­nho, o que poderia desarmar as mobilizações dos servidores. Acontece que as respostas esperadas pelo setor econômico não apareceram, segundo o governo. Com isso, o anúncio que deveria ser feito em junho foi adiado pa­ra julho e depois para agosto.


Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, as reu­niões com as 30 categorias em greve vão começar na semana que vem. As propostas serão fei­tas setor por setor. Ela disse quenem todos serão atendidos.


O  problema, de acordo com au­xiliares do Planalto, é o tempo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece que só pode haver aumento de salário no ano seguin­te se os projetos forem apresen­tados até o dia 31 deste mês. O que for enviado ao Congresso de­pois disso só valerá para 2014.


Razão da radicalização. Como resultado, o mês de agosto foi transformado numa espécie de data-base única, levando categorias organizadas a radicalizarnas suas reivindicações, pois sa­bem que, se não conseguirem nada agora, poderão dar adeus a qualquer esperança de reajuste em 2013. A situação incentivou a criação de uma entidade paralela, a União das Entidades Repre­sentativas das Carreiras de Esta­do, que representa advogados da União, auditores e delegados da Polícia Federal.


Com medo de ficar isolada, a  CUT radicalizou o discurso para não ser considerada excessiva­mente governista. Foi então que a central sindical, que manteve estreito contato com o governo Luiz Inácio Lula da Silva e deu pouco trabalho a ele, decidiu se contrapor ao governo Dilma.


Na atual gestão, a central liga­da ao petismo ensaiou alguns movimentos mais sectários, che­gando a denunciar o governo à Organização Internacional do Trabalho (OIT) por ter feito em julho o Decreto 7.777, que permi­tiu à União requisitar servidores dos Estados em casos de greve em agências fundamentais para a liberação de mercadorias, co­mo a Agência Nacional de Vigi­lância Sanitária (Anvisa) e o De­partamento de Controle Sanitário do Ministério da Agricultura.

Leia mais em Dilma tenta isolar centrais e negociar direto com grevistas



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra