sábado, 11 de agosto de 2012

Fiscais retornam



Correio Braziliense      -      11/08/2012




Depois de conseguir, na quarta-feira, uma decisão judicial que obrigou 70% dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a voltarem ao trabalho, a Advocacia-Geral da União (AGU) comemorou ontem uma nova vitória. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os fiscais agropecuários encerrassem a greve que mantinham desde o início da semana, numa decisão que deve restabelecer a fiscalização em frigoríficos, portos, aeroportos e o controle da manipulação de alimentos de origem vegetal e animal.

O Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários (AnffaSindical) informou que os servidores vão retomar as atividades, mas anunciou que pretende recorrer da decisão, por entender que obrigar 100% dos servidores a voltar ao trabalho significa, na prática, desrespeitar o direito de greve.

A determinação do STJ também garante o retorno de 70% dos servidores que trabalham em áreas internas, mas consideradas essenciais (certificação, laboratórios e pesquisa), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No trabalho externo, a volta deve ser integral. Os fiscais vinham mantendo 30% do efetivo, como exige a lei, no controle dos produtos agropecuários. Sem o crivo dos profissionais, as exportações ficam prejudicadas e a balança comercial, ameaçada. Em nota, a AGU afirmou que "devido à natureza do trabalho, o número de fiscais que continuam não pode ser definido exclusivamente pelo Sindicato e sim com aval da Administração".

Desabastecimento
Na última semana, vários setores empresariais  se mobilizaram e solicitaram à Justiça medidas liminares para liberar produtos retidos nos portos e nos aeroportos, alertando para o risco de desabastecimento de alimentos e medicamentos. Desde quinta-feira, 70% dos trabalhadores da Anvisa já haviam voltado ao trabalho, cumprindo determinação do STJ.

Os dirigentes do Sinagência, sindicato que representa a categoria, pretende se reunir com a diretoria da agência, na segunda-feira, para retomar a discussão das reivindicações dos servidores.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra