sábado, 25 de agosto de 2012

Governo ameaça grevista com reajuste só em 2014


Vivian Oswald, Cristiane Bonfanti e Isabel Braga
O Globo     -     25/08/2012





Segundo Sérgio Mendonça, categorias têm até amanhã para aceitar proposta e serem incluídas Orçamento

BRASÍLIA - Depois de 186 reuniões que já duram cerca de 372 horas, desde o início de março, o embate entre governo e servidores federais em greve permanece, já que 28 categorias com cerca de 294 mil servidores resistem a um acordo com o governo, mas ontem, em entrevista ao GLOBO, o secretário de Relações Trabalhistas do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, deu um recado claro: as categorias que não fecharem o acordo até amanhã ficarão sem reajuste até 2014, já que o governo tem prazo até 31 de agosto para enviar a proposta do Orçamento de 2013 ao Congresso.


- Até o momento, conseguimos fechar acordo com categorias que representam mais de 40% dos servidores ativos na área de educação. Cada categoria tem o direito de avaliação, mas, se não for possível fechar um acordo, a negociação vai ser transferida para 2013, ficará para o futuro - disse.


O governo se mantém firme na proposta de 15,8% de reajuste, parcelados em três anos.


- A oferta já foi feita e não há chance de expansão. O prazo para o fim das negociações é domingo. Até segunda vamos pegar os retornos das entidades - disse Mendonça.


Ontem, o governo assinou acordo com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), depois de ter fechado com os professores das universidades federais, que aceitaram reajuste diferenciado, de 25% a 40%.


Mas os sindicatos que representam outras categorias mantêm a mobilização e prometem encher a Esplanada dos Ministérios e intensificar as manifestações nos próximos dias.


A União das Carreiras de Estado (UCE), que reúne 22 categorias, informou que, após ouvir os sindicatos nos estados, decidiu rejeitar a proposta do governo. 


A UCE reúne as carreiras consideradas da elite do funcionalismo: analistas de comércio exterior, delegados da Polícia Federal, auditores fiscais da Receita e servidores do Ipea, entre outras.

Pedro Delarue, coordenador da UCE, disse que é importante que o governo não trabalhe com o dia 31 de agosto como data limite para terminar o movimento dos servidores. 


Delarue informou que os auditores já têm assembleia marcada para o dia 4 de setembro e previsão de paralisação nos dias 11, 12 e 13 de setembro, se as negociações fracassarem:
- Vamos levar o movimento enquanto tivermos força.


Nas assembleias da base do Sindifisco (sindicado dos auditores fiscais) nos estados, 98,6% dos presentes votaram contra a proposta do governo. 


Os servidores prometem continuar os protestos mesmo depois de 31 de agosto. Eles alegam que o projeto de lei pode ser modificado por meio de emendas parlamentares e querem reajuste de 30,18%.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra