segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Governo mantém os 15,8%, não agrada e greve continua


O DIA     -    20/08/2012




Funcionalismo federal fica insatisfeito e promete intensificar paralisação esta semana

Rio -  O governo federal não cedeu às pressões das mais de 30 carreiras do funcionalismo em greve e ofereceu aumento linear de até 15,8% em três anos a 680 mil servidores públicos do Executivo. Índice provocou insatisfação geral e lideranças prometem intensificar a paralisação no País até o próximo dia 31, quando encerra o prazo de envio ao Congresso da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013.

Policiais rodoviários federais que reivindicam até 95,39% de aumento, reduzem a partir de hoje efetivo nas estradas crescendo a mobilização até sexta-feira, um dia após reunião da categoria agendada com Planejamento. De acordo com a federação nacional da categoria, a paralisação vai prejudicar o combate aos crimes como roubo de cargas, tráfico de drogas e exploração sexual de crianças e adolescentes pela redução de pessoal.

Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento, advogados da União e integrantes da Comissão de Valores Mobiliários  (CVM) podem paralisar as atividades a partir de hoje. Preocupado com novas adesões, o governo tem pressa para assinar os acordos até o próximo sábado. Na última quinta-feira, o Planejamento alertou aos representantes dos funcionários técnico-administrativos das universidades e institutos federais que, se o acordo não for assinado até sábado, os R$ 7,1 bilhões que seriam investidos na categoria serão repassados para outras classes.

O reajuste proposto em negociação sábado está longe das reivindicações das categorias. As 31 que compõem a Condsef querem 22% de aumento emergencial. Segundo o Planejamento, delegados e peritos da PF pedem entre 35,53% e 71,24%. Os auditores fiscais da Receita e do Trabalho reivindicam de 30,19% a 49,42%. Já analistas do Banco Central, da CVM, da Suspep e do Ciclo de Gestão exigem entre 36,78% e 60,29%. Oficiais de Inteligência da Abin pleiteiam até 59,05% de reajuste e, PF, de 109,38% a 151,27%.

Os 15,8% não significam que todos os servidores terão este índice. O percentual pode ser utilizado sobre a folha de pagamento ou aplicado somente na reestruturação da carreira. A ordem é priorizar as categorias de base do Plano Especial de Carreiras do Poder Executivo (PGPE) e classes que não foram contempladas com reajuste neste ano, como servidores do Incra, militares e integrantes de cargos em comissão.

Militares e Judiciário ainda esperam

Servidores do Judiciário Federal e militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica aguardam sinal do governo sobre aumento em 2013. A situação é mais confortável para as Forças Armadas. O ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou internamente que o reajuste será divulgado após o término das negociações do governo com os servidores civis.

Já a presidenta Dilma Rousseff defende que os servidores do Judiciário ganham bem e que podem aguardar a melhora do cenário econômico internacional para receber aumento.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra