quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Governo pode dar até R$22 bi para conter greves, dizem fontes


Jeferson Ribeiro 
Reuters   -     15/08/2012




BRASÍLIA - Empenhado em negociar com os servidores em greve, o governo estima que pode conceder reajustes salariais entre 14 bilhões de reais e 22 bilhões de reais, dependendo de quantos recursos ainda serão consumidos pelas medidas de incentivo que a presidente Dilma Rousseff deve anunciar até meados de setembro, segundo disseram à Reuters fontes do governo.


Numa estimativa mais conservadora, um ministro afirmou à Reuters, sob condição de anonimato, que as propostas que serão apresentadas nesta semana aos funcionários públicos poderiam alcançar entre 12 bilhões de reais e 14 bilhões de reais.


Esse valor inclui as propostas já apresentadas pelo governo para os servidores da educação e os técnicos administrativos, cujos reajustes devem consumir mais de 6 bilhões de reais do orçamento de 2013, segundo esse ministro.


Mas esse valor de 6 bilhões de reais pode aumentar, porque nesta quarta-feira o governo apresentou uma proposta mais elevada de reajuste aos técnicos administrativos das universidades federais, segundo disse à Reuters uma fonte do Ministério do Planejamento.


Uma outra fonte do Executivo, porém, afirmou que o gasto com aumentos salariais para o funcionalismo público, incluindo um reajuste aos militares, pode chegar até 22 bilhões de reais.


O volume a ser destinado aos servidores, segundo essa fonte, varia de acordo com o valor que será comprometido do orçamento de 2013 com os programas de incentivo à economia estudados pela presidente e que serão divulgados até meados de setembro.


O governo estuda, por exemplo, a desoneração das tarifas de energia elétrica podendo abrir mão da arrecadação de vários encargos federais que oneram o preço aos consumidores. Dependendo de quanto perder de receita com esse incentivo à produção industrial, o governo terá mais ou menos recursos para negociar aumentos salariais.


Nesta quarta-feira, a presidente Dilma voltou a dizer que a prioridade do governo é garantir o emprego "daqueles que não têm estabilidade". Ou seja, os trabalhadores da iniciativa privada.


CRESCE A PRESSÃO
De acordo com cálculos dos sindicalistas, para atender minimamente as reivindicações de todas as categorias seriam necessários entre 18 bilhões e 20 bilhões de reais.


O Ministério do Planejamento comanda as negociações com os sindicalistas até o dia 31, quando terá que enviar ao Congresso o projeto de Lei Orçamentária prevendo quais categorias terão aumento salarial.


As primeiras reuniões da mesa permanente de negociação ocorreram na terça-feira. A expectativa do Executivo é que a pressão dos servidores em greve aumente nas próximas semanas, porque essa é a única oportunidade que as categorias têm para garantir reajustes para o ano que vem.


Nesta quarta-feira, milhares de servidores federais em greve marcharam pela Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília, segundo informações da Agência Brasil.


A disposição do governo continua sendo de conceder reajustes diferenciados apenas para os professores e os militares e apresentar algumas propostas pontuais de aumento para servidores de nível médio e aqueles que têm menores remunerações, segundo fontes do governo.


O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, afirmou que ouviu do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que o governo está disposto a negociar com todas as categorias dos servidores.


"A proposta seria de manter o poder aquisitivo dos servidores para os próximos anos", disse Nobre.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra