quarta-feira, 8 de agosto de 2012

IBGE corta ponto de grevista



ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     08/08/2012




Rio -  Começou pelo IBGE o corte de ponto dos servidores grevistas, após decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, que suspendeu decisão da Justiça que impedia a União de descontar os dias parados de servidores federais. O instituto informou à Coluna que segue as orientações do Ministério do Planejamento, que expediu em julho orientação a todos os gestores  de Recursos Humanos do governo federal de efetuar o desconto dos dias não trabalhados pelos grevistas.

Também um dia após a sentença do STJ, o Ministério da Educação encaminhou circular aos reitores das universidades e institutos federais. No documento cobra dos conselhos superiores destas instituições um cronograma para a reposição das aulas e das atividades interrompidas por conta da greve dos professores, respeitando a autonomia universitária. O ministério informou, em nota, que o texto foi assinado pelos secretários da Educação Superior e da Educação Profissional e Tecnológica e completou que está explicitado no documento que o MEC vai fiscalizar diretamente a reposição.

A UniRio informou que ainda não recebeu a circular. Já a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro não tem posicionamento sobre o tema. Procurada pela Coluna, a UFRJ não retornou os contatos até o fim do fechamento. Já na Universidade Federal Fluminense (UFF), nenhum responsável foi encontrado.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que não avalia o corte de ponto dos servidores em greve porque o processo de negociação está em aberto. Representantes da presidência da Fiocruz se reúnem hoje com integrantes do Ministério do Planejamento, em Brasília. A categoria protestou ontem na passarela seis da Avenida Brasil.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra