domingo, 26 de agosto de 2012

Impasse nas negociações


Vera Batista
Correio Braziliense      -      26/08/2012 





O esforço do governo de fechar acordo com os servidores, ainda neste fim de semana, esbarrou ontem na recusa das lideranças sindicais em aceitar a proposta do governo. O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, reuniu-se com representantes de dezenas de categorias de servidores. Nenhuma aceitou a proposta apresentada em 16 de agosto pelo governo: 5% de reajuste ao ano entre 2013 e 2015, o que significa 15,8% acumulados.

As reuniões de ontem começaram às 11h e  até às 20h ainda não haviam terminado. Hoje, serão retomadas às 13h. É o último dia do prazo que o governo deu para que os servidores aceitem a proposta. Até a próxima sexta-feira, 31 de agosto, o governo precisa enviar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) já com a proposta de aumento aos servidores. O Palácio do Planalto ameaça enviar a proposta com zero de aumento para as categorias que não concordarem com  o reajuste de 15,8% em três anos.

A União das Carreiras de Estado (UCE), uma das entidades que se reuniu ontem com Mendonça, quer reajuste de 6% em 2013, 8% em 2014 e de10% 2015, o que daria um total acumulado de 25,9%, no período. A entidade continua reivindicando reestruturação da carreira. A proposta da UCE uniu outras categorias que representam a elite do funcionalismo, chamada de "sangue azul" pela presidente Dilma Rousseff.

O coordenador da UCE e presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindfisco), Pedro Delarue, está otimista. Ele espera uma resposta positiva do governo no início da semana. "Esse percentual (25,9%) já atende as expectativas e a greve poderá ser suspensa", disse.

O secretário Mendonça nega, porém, que a proposta de 25,9% esteja em consideração. Em entrevista a jornalistas ontem, ele disse que quem não aceitar os 15,8% nada terá. Segundo o secretário, foi combinado com algumas categorias que a concordância delas seja comunicada até amanhã ou, no máximo, 7h de terça.

O governo também negocia com servidores do Legislativo e do Judiciário a concessão dos mesmos 15,8% concedidos ao Executivo civil. Mas as conversas têm sido sigilosas — representantes dessas categorias entram e saem do Ministério do Planejamento sem passar pela portaria.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra