sábado, 18 de agosto de 2012

PF desiste de operação-padrão em aeroportos


Folha de S. Paulo     -     18/08/2012




SÃO PAULO - A liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de proibir operações-padrão fez agentes da Polícia Federal desistirem de uma fazer uma nova manifestação na próxima segunda-feira. A categoria segue em greve.

O STJ determinou uma multa de R$ 200 mil por dia caso haja desrespeito à sua determinação.
A ideia da categoria era repetir a operação-padrão no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e fazer o mesmo em portos e rodovias federais.

Na terça-feira, seria a vez do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.
Agora, a categoria vai esperar até a próxima segunda-feira para definir o que fará. Estão previstos atos em frente à sede da Polícia Federal, na Lapa (zona oeste).

A operação-padrão em Cumbica, entre a tarde e a noite de anteontem, causou filas na imigração e atrasou voos internacionais.

A operação-padrão consiste em uma vistoria detalhada da bagagem e dos documentos dos passageiros, que geralmente é feita por amostragem.

"Se quiséssemos efetivamente prejudicar a sociedade, manteríamos o mesmo efetivo que se encontra hoje nos aeroportos e faríamos o pente-fino, mas colocamos muito mais policiais para fazer esse trabalho", diz Paulo Polônio, vice-presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais).

Segundo ele, a partir de segunda os novos protestos da categoria serão as "operações sem padrão": não serão mais feitas fiscalizações nos aeroportos e portos, apenas panfletagem e esclarecimentos para o público.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra