terça-feira, 7 de agosto de 2012

Planejamento reafirma que respostas a servidores só na próxima semana

 

Condsef     -     07/08/2012




A reunião no Ministério do Planejamento - conquistada após um panelaço promovido nesta segunda-feira, 6, pelos servidores em greve do Distrito Federal - não trouxe sinalização de avanços ao processo de negociações com o governo. 

Mais uma vez, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) se resumiu a informar que somente na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de agosto, os servidores deverão ter respostas sobre sua pauta de reivindicações.

Hoje, no DF, servidores em greve foram ao Aeroporto Internacional de Brasília. Lá, recepcionaram parlamentares e pediram apoio à luta da categoria. 

A greve - que alcança mais de 26 setores em 25 estados e no DF - ocorre para pressionar o governo a apresentar uma proposta que atenda ao conjunto das demandas do funcionalismo. O governo tem só até o dia 31 de agosto para encaminhar ao Congresso Nacional projetos de lei com previsão orçamentária para 2013.

Até agora, as propostas apresentadas pelo governo a categorias - como a dos docentes e técnicos das universidades - frustraram completamente os trabalhadores e foram rejeitadas pela maioria.

Os demais servidores em greve e moblizados em todo o Brasil lutam não só por uma proposta que atenda suas demandas como pelo direito de avaliar a proposta apresentada para buscar um consenso nas negociações.

A mobilização para que esse objetivo possa ser alcançado continua e nesta quinta, 9, em todo o Brasil servidores vão reeditar o Dia Nacional de Lutas com manifestações em todas as capitais do país.

É na quinta também que as entidades que representam os servidores em greve vão entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o Decreto 7.777/12 que autoriza a substituição de servidores em greve em diversos setores.

As entidades vão protocolar também uma denúcia na Organização Internacional do Trabalho (OIT) contra as atitutes antisindicais do governo da presidenta Dilma Rousseff na tentativa de acabar com a greve legítima dos servidores públicos. 

Além disso, as entidades buscam uma reunião com deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. O objetivo é buscar ações que possam intermediar e destravar as negociações pelo atendimento das demandas mais urgentes do serviço público.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra