segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Policiais federais do país inteiro entram em greve a partir de amanhã


Folha de S. Paulo     -     06/08/2012




SÃO PAULO - Policiais federais de todo país aderiram à paralisação nacional programada para amanhã (7). O indicativo de greve foi anunciado na semana passada pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais).


A imensa maioria dos sindicatos estaduais aderiu ao movimento --a reportagem só não conseguiu confirmar a situação nos Estados do Rio de Janeiro, Amapá e Tocantins.


Entre os serviços da PF que serão afetados pela greve estão a emissão de passaportes, a fiscalização de empresas de vigilância, a liberação de portes de armas e o atendimento a estrangeiros.


Os sindicatos têm anunciado que manterão apenas os serviços essenciais e o efetivo mínimo legal. Em São Paulo, os policiais farão um ato público junto com servidores da Anvisa e da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos --no local, será feita ainda uma operação-padrão por parte da PF.


Também está prevista operação-padrão nos aeroportos do Paraná e nas duas pontes de Foz do Iguaçu (que ligam o Brasil ao Paraguai e à Argentina).


A categoria reivindica reestruturação salarial e da carreira dos agentes, escrivães e papiloscopistas. O salário inicial desses três cargos é R$ 7.500, o equivalente a 56,2% da remuneração dos delegados, cujo vencimento de início de carreira é R$ 13,4 mil.


O movimento também defende a saída do atual diretor-geral da corporação, Leandro Daiello Coimbra. A última greve nacional da PF ocorreu em 2004 e durou cerca de dois meses.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra