quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prazo para fechar acordo com o governo termina hoje, mas algumas categorias mantêm greve


Agência Brasil     -     29/08/2012




Brasília – A maior parte dos acordos entre representantes de categorias em greve e o governo federal deve ser formalizada hoje (29), último dia do prazo dado pelo Ministério do Planejamento para assinatura do termo que oficializa a aceitação da proposta governamental de reajuste. Mesmo assim, algumas categorias decidiram rejeitar o aumento oferecido e continuam em greve. É o caso dos agentes da Polícia Federal, que realizam assembleias estaduais nesta quarta-feira e marcaram para amanhã (30) uma assembleia nacional, em Brasília, para decidir os rumos do movimento.

A paralisação também deve ser mantida nas agências reguladoras, conforme informou o diretor de Comunicação do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Ricardo Holanda. Ele disse que a insatisfação da categoria é “muito grande” e que a proposta do governo “não condiz com a realidade do trabalho realizado pelos servidores”. Holanda acrescentou que a decisão oficial será comunicada até o fim do dia, após as assembleias estaduais.

Ao todo, o sindicato representa dez agências reguladoras, entre as quais a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que enviou notificação a 14 laboratórios farmacêuticos para que informem a condição de estoque de alguns medicamentos. De acordo com o órgão, essas empresas são responsáveis por produtos cuja distribuição estaria sendo afetada pela greve dos funcionários da agência.

Os auditores fiscais da Receita Federal, que já tinham decidido rejeitar a proposta do governo em assembleia na semana passada, não têm previsão para encerrar a mobilização, que operações-padrão, quando há maior rigor nas fiscalizações dos carregamentos que entram e saem do país. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), a categoria, que soma 11.500 servidores em todo o país, realizará nova assembleia nacional no dia 4 de setembro, para discutir a possibilidade de paralisação em atividades administrativas do órgão.

O Ministério do Planejamento deve divulgar, no fim da tarde, o resultado dos acordos assinados hoje. Nas contas do governo, houve sinalização positiva por parte de entidades que representam 90% dos 1,1 milhão de servidores públicos do Executivo, entre elas a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Ao todo, 510 mil servidores ligados à entidade, entre ativos, inativos e pensionistas, receberão o aumento proposto pelo governo.

Ainda conforme informações do Planejamento, entre os contemplados formalmente até agora estão os docentes das universidades federais e dos institutos técnicos; as carreiras administrativas destas instituições; servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os agentes da Polícia Rodoviária Federal. Todos eles terão o reajuste incluído no Orçamento, com a previsão de gastos com a folha de pagamento dos servidores para 2013, que deve ser enviado ao Congresso Nacional até sexta-feira (31).

De acordo com o ministério, embora tenha havido discordância entre as entidades que representam os docentes universitários, a assinatura do acordo por uma delas é suficiente para contemplar toda a categoria, que vai receber o aumento proposto pelo governo. No dia 13 deste mês, o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que representa a minoria da categoria, aceitou o reajuste com percentuais que variam de 25% a 40% para os professores. Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que representa a maioria dos docentes, rejeitou o acordo e apresentou uma contraproposta ao governo.

A presidenta do Andes, Marinalva Oliveira, informou que até o fim da semana estão previstas assembleias em universidades que não retornaram às atividades e que a categoria vai continuar pressionando o governo pela reabertura das negociações. “Esse acordo não contempla toda a categoria porque a maioria dos docentes é contra. Ainda não conhecemos o PL [Projeto de Lei de Orçamento Anual, que será encaminhado ao Congresso Nacional], mas se ele for encaminhado desta forma [prevendo os gastos com o reajuste acordado com o Proifes], vamos pressionar os parlamentares”, disse Marinalva.

O Ministério da Educação reafirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que considera encerrada a negociação com a categoria desde o último dia 13, quando foi assinado o acordo com o Proifes, e destacou que, na proposta, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra