sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Professores anunciam hoje se greve continua nas federais


O Estado de S. Paulo     -     31/08/2012




Assembleias realizadas ontem sinalizam que docentes devem votar por manter a paralisação, que já dura cem dias

Apesar de o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) prever apenas para o fim do dia o anúncio sobre a continuidade ou não da greve nas universida­des federais - após a consolidação das assembleias que estão ocorrendo em todo o País -, os primeiros resultados mostram que a paralisação deve seguir.

Nas assembleias que já foram realizadas, os docentes optaram por permanecer com a paralisa­ção, que já dura mais de cem dias - começou em 17 de maio. Em todo o Brasil, de acordo com o MEC, mais de 500 mil alunos foram afetados e, se a greve conti­nuar, há possibilidade de eles perderem o ano letivo.

Decisões. Na Universidade Fe­deral do Estado do Rio de Janei­ro (UniRio), a votação foi pela continuidade da greve e por no­va deliberação na próxima sema­na. A mesma decisão foi tomada pelos docentes das federais do Paraná (UFPR), Bahia (UFBA), Pará (UFPA) e Tocantins (UFT). Na da Paraíba (UFPB), após assembleia na quarta, estu­dantes acamparam na reitoria para pedir que as reivindicações sejam atendidas e a greve cesse.

A votação continua hoje, com assembleias nas instituições pau­listas que continuam paradas - Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal do ABC (UFABC) - e na Federal do Rio de Janeiro.

Na UFRJ, a reitoria já divulgou que haverá reposição das aulas - com possibilidade de atividades aos sábados - e não a suspensão do calendário acadêmico. O Con-selho de Ensino de Graduação definiu que haverá cinco sema-nas de aulas para a conclusão do primeiro semestre. No dia se­guinte, terá início o novo período escolar.

De acordo com a reitoria, "mais de 80% dos professores já estão em dia com as aulas do primeiro semestre". Uma parte não aderiu à paralisação e outra vol­tou antes do término da greve.

Os professores da UFRJ vão para a assembleia muito dividi­dos. O racha ficou evidente na semana passada, quando a manu­tenção da greve foi decidida por apenas 28 votos de diferença.

Já na Federal Fluminense (UFF), ainda não há posição sobre a reposição das aulas ou o cancelamento do semestre aca­dêmico. "Não defendemos a suspensão do semestre. Queremos fazer a reposição das aulas", afirmou Eblin Farage, presidente da Associação dos Docentes da UFF (Aduff). A categoria se reu­niu ontem para definir os rumos da greve e decidiu pela manuten­ção da paralisação.

Desde que o governo fez a se­gunda proposta de reajuste, em julho, o movimento grevista - que chegou a ter adesão de 57 das 59 universidades federais - vem perdendo adeptos. Sete federais já anunciaram o fim da greve: Universidade de Brasília (UnB)rFederal de Sao Carlos (UFSCar), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Giências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Santa Catarina (UFSC).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra