segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Proposta de reajuste está 'longe' do desejado, afirmam técnicos


Folha de S. Paulo     -     06/08/2012




BRASÍLIA e  SÃO PAULO -  Representantes dos técnicos-administrativos das universidades federais, em greve há pouco menos de dois meses, criticaram a oferta de reajuste para a categoria apresentada nesta segunda-feira pelo Ministério do Planejamento.


"A proposta não dialoga com as necessidades da categoria. (...) Infelizmente o que eles apresentaram hoje provavelmente vai ter uma resposta negativa [dos grevistas]", disse David Lobão, coordenador-geral do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).


O governo fez uma oferta de reajuste de 15,8% para a categoria, diluídos nos próximos três anos --o impacto estimado é de R$ 1,7 bilhão. Ao todo, a medida deve afetar o contracheque de 182 mil servidores, entre ativos e inativos.


Lobão afirma que a categoria pretendia ainda discutir questões conceituais da carreira, que não foram debatidas na reunião de hoje. Um novo encontro está agendado para a próxima sexta-feira (10), quando Sinasefe e Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras) dirão se a proposta foi aceita ou não pelas bases sindicais.


O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, voltou a chamar atenção para o cenário econômico internacional. "Já deixamos claro que os limites são bastante estreitos (...) Sabemos que a proposta está aquém [do desejado], mas é hora de colocar os pesos na balança", disse.


PROFESSORES
Aos docentes, o governo ofereceu um reajuste entre 25% e 40%, também diluído até 2015. O impacto desse reajuste é estimado em R$ 4,18 bilhões.


Ao longo desta semana, os professores decidirão em assembleias por todo o país sobre a continuidade ou interrupção da greve. Na última quarta (1°), o governo decidiu assinar acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), entidade que representa a minoria dos professores.


O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que representa a maior parte da categoria, recusou a proposta governamental e está orientando as bases para endurecerem o movimento.


Duas entidades que também representam os professores,o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), também se recusaram a ratificar o acordo.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra