terça-feira, 28 de agosto de 2012

Servidores cedem a ultimato


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     28/08/2012




Reuniões apontam que entidades representativas vão aderir à proposta do governo

Rio -  Depois de sinalizar que não assinariam hoje os acordos com o Ministério do Planejamento, os servidores federais voltaram atrás nos estados. Em sinal de recuo, as categorias vão decidir em assembleias, a partir das 9 horas, pela adesão à proposta que concede até 15,8% de aumento em três anos. Foi a saída que o funcionalismo encontrou mediante a postura firme da presidenta Dilma de não abrir mão de mais recursos no Orçamento de 2013 e deixar sem reajuste quem não aderisse à proposta do governo.

Sérgio Ronaldo, diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), entidade que representa 80% do funcionalismo, afirmou ontem que a decisão será votada em plenária nacional. “A tendência é seguir orientação das bases de assinar o acordo, com algumas ressalvas”, disse.

Ontem à tarde, a presidenta Dilma Rousseff tentou de todas as formas fugir dos protestos dos servidores, na Cinelândia, onde premiou os alunos vencedores da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

O cerimonial da presidenta só confirmou sua presença no evento pela manhã, a fim de evitar a mobilização dos servidores em greve, mas não adiantou. Enquanto premiava alunos no Theatro Municipal, centenas de pessoas protestavam do lado de fora.

A situação constrangeu até mesmo os premiados, como Marisa Cantarino, 18 anos, que conquistou duas medalhas de ouro e três de prata. “Ela (Dilma) teve que mascarar os problemas porque o momento exigia, mas foi bom ela ver o protesto. O governo tem que dar mais atenção à Educação”, reclamou.

Aluno de Bom Jesus do Itabapoana fica com o ouro

Um dos 500 medalhistas de ouro premiados saiu do pequeno município de Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Luiz Quirino de Rezende, do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, foi o único aluno do Rio de Janeiro a receber a medalha de ouro. Outros sete ficaram com a prata e 13 levaram o bronze.

“Sempre gostei muito de resolver os problemas passados em sala de aula. E poder participar da Olimpíada me estimula a estudar ainda mais”, disse Luiz.

Aposentados: pressão no Congresso

Lideranças dos aposentados do INSS já admitem flexibilizar a proposta de reajuste para a classe, que estava prevista para 7,35% (4,5% da inflação mais 2,73% do PIB). A mudança de estratégia é reação ao veto da presidenta Dilma à emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que previa a definição de política de valorização real dos benefícios de quem ganha acima do mínimo (R$ 622). A categoria pressionará o Congresso pela aprovação de proposta de aumento acima da inflação.

FIOCRUZ  E  ITAMARATY

Servidores da Fiocruz decidiram ontem, em assembleia, aceitar a proposta do Ministério do Planejamento. O Sinditamaraty (Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores) também aprovou adesão ao acordo.

PROPOSTA NÃO É ACEITA

As entidades representativas das polícias Federal e Rodoviária Federal ainda não aceitaram o acordo.

ANVISA

Laboratórios de análises clínicas de São Paulo reclamam que insumos não têm chegado dentro do prazo previsto, devido à greve dos servidores da Anvisa. Resultados de exames têm demorado 15 dias para ficarem prontos.

PARA RECRUTAS

Os militares devem ter aumento entre 15,8% e 41%. O salário dos recrutas deve ser equiparado ao mínimo em 2013.

REGULAMENTAÇÃO

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar a regulamentação do direito de greve no serviço público nos dias 11 e 12 de setembro.

Colaboraram Aline Salgado e Caio Barbosa 


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra