segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Servidores da Fiocruz fecham acordo com governo e greve termina


Agência Brasil     -     27/08/2012




Brasília – Os representantes dos servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) decidiram aceitar a proposta de reajuste oferecido pelo governo e assinaram hoje (27) acordo, concordando com o aumento salarial de 15,8%, escalonado em três anos, a partir de 2013. O termo ratifica o fim das negociações.

A categoria, em greve desde o dia 6 de agosto, reivindicava, além de melhorias salariais, a valorização do servidor público e da carreira. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido, mesmo com o aumento inferior aos 22,08% reivindicados, a negociação foi bem sucedida.


“O acordo traz recuperação lógica da estrutura de carreira. O percentual oferecido vai fortalecer a carreira com a remuneração por titulação e gratificação por qualificação. Não é um ajuste linear, atende ao princípio da meritocracia e vai beneficiar os níveis intermediário e superior. O reajuste vai variar entre 12% e 18% no período”, disse Garrido.


O impacto orçamentário aos cofres públicos, com o reajuste oferecido aos funcionários da Fiocruz, ficará em R$ 128,5 milhões. A folha anual de pagamento é de R$ 750 milhões. Dados da Asfoc-SN informam que o último reajuste concedido à categoria ocorreu em 2009. Descontada a inflação, houve “desvalorização salarial de cerca de 20%”.


Devido à paralisação dos servidores, apenas os serviços essenciais, os atendimentos médicos e a produção de vacinas e medicamentos, obedecendo a regimes de plantão acordados com as diversas unidades da fundação, foram mantidos no período.


Com o acordo assinado, subiu para três o número de categorias que aceitaram a proposta do governo. Além da Fiocruz, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), que representa a minoria dos docentes federais, e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), representante dos técnicos-administrativos universitários, também aceitaram a proposta do governo.


Os sindicatos têm até amanhã (28) para comunicar o governo sobre a decisão das bases. Quem não assinar o acordo não terá aumento nos contra-cheques de 2013.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra