segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Servidores do Incra bloqueiam entrada do prédio da superintendência em Curitiba


Agência Brasil     -     06/08/2012




Curitiba – Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) bloquearam durante todo o dia de hoje (6) a entrada do edifício-sede da superintendência do órgão no Paraná, no centro de Curitiba. Os servidores protestam contra a falta de uma proposta de reajuste salarial para a categoria, em greve desde o último dia 18 de junho.


"Ninguém entrou hoje no prédio, e, a partir de amanhã, esse mesmo bloqueio vai continuar aqui e também vai se repetir nas demais superintendências do Incra pelo país", disse o servidor João Wagner Gomes da Silva, dirigente da Associação dos Servidores do Incra no Paraná (Assincra-PR), em entrevista à Agência Brasil.


Os trabalhadores pretendem radicalizar a paralisação nos dias que antecedem a reunião com o Ministério do Planejamento, marcada para o próximo dia 14, quando o governo federal deve anunciar a sua proposta para o funcionalismo público.


Na última quarta-feira (31), entidades que representam os servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Paraná, protocolaram no Ministério Público Federal (MPF) um pedido de providências. No documento, os servidores denunciam, entre outras coisas, o déficit de pessoal dos dois órgãos.


O Incra tem hoje cerca de 5,7 mil servidores em todo o país. Em 1985, esse total chegava a 9 mil. "Nesse mesmo período o número de famílias assentadas passou de 117 mil para mais de 1 milhão", diz trecho do documento protocolado pelos trabalhadores no MPF. "A falta de servidores compromete inclusive a prestação de informações necessárias ao atendimento das requisições do próprio Ministério Público Federal, requerimentos judiciais e dos órgãos de fiscalização."


Procurado pela Agência Brasil, MPF no Paraná informou, por meio da assessoria de imprensa, que o pedido de providências ainda não foi distribuído a nenhum procurador do órgão, o que deve ocorrer até o final desta semana. "Esperamos que o Ministério Público cobre do governo melhores condições de trabalho, o que inclui novas contratações, afinal os procuradores são os fiscais da lei e estão sempre nos cobrando para que cumpramos com as nossas atribuições", disse Silva.


Das 30 superintendências regionais do Incra no país, 28 estão em greve. A categoria reivindica reposição salarial de 22%, equiparação de vencimentos com o Ministério da Agricultura, novas contratações por concurso público, reestruturação das carreiras e melhoria das condições de trabalho. Até o final de 2014, pelo menos 2 mil servidores do Incra terão condições de se aposentar.


Entre os serviços do Incra prejudicados pela greve estão a certificação de imóveis rurais, o acesso ao crédito, a atualização cadastral de propriedades e os pedidos de aposentadoria de trabalhadores rurais.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra