quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Servidores do Judiciário fazem manifestação em frente ao STF

 
Folha de S. Paulo     -     15/08/2012




BRASÍLIA - Servidores do Judiciário que estão em greve fizeram uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (16).
Eles pediam uma resposta do presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, para as reivindicações da categoria.

Os grevistas --analistas e técnicos judiciários de tribunais como o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios-- passaram cerca de uma hora gritando, buzinando e vaiando os policiais que fazem a segurança do Supremo. Eles não puderam ultrapassar as grades que contornam o tribunal.

O barulho chegou a incomodar no plenário o ministro Ricardo Lewandowski, durante uma das sustentações orais.

De acordo com o Sindjus-DF (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal), menos de 100 servidores do Supremo participam da greve.

Os manifestantes também foram à frente do Palácio do Planalto --hoje é o último dia para a presidente Dilma Rousseff entregar ao Congresso a Lei Orçamentária para o ano que vem. Uma vigília estava prevista para o restante do dia.

Os servidores do Judiciário pedem reajuste salarial e uma atuação "mais firme" do presidente do Supremo na negociação dos direitos da categoria.

O reajuste do Judiciário foi negado pela presidente no início do ano, sob a alegação de controle de gastos. No Congresso, desde de 2009 tramita um projeto de lei sobre o assunto.

Outra reivindicação dos servidores é que não haja corte de ponto dos dias não trabalhados em virtude da greve. Eles também pedem a rápida inclusão, na pauta do Supremo, de processos que versam sobre o reajuste.

O STF diz que nenhum servidor da corte aderiu à greve do Judiciário.


    

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra