segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Servidores federais têm semana decisiva para aumento salarial


Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     20/08/2012




O governo federal e os sindicatos de servidores entram numa semana decisiva de negociações salariais. Isto porque, a partir desta segunda-feira, o governo terá dez dias para finalizar e redigir acordos a tempo de incluir os reajustes no Orçamento de 2013. O projeto de lei prevendo despesas e receitas da União no próximo ano precisa estar nas mãos do Congresso Nacional para ser votado até o dia 31.

No Ministério do Planejamento, a expectativa é que os acordos sejam fechados até o fim desta semana. Se os planos derem certo, os últimos dias antes do fechamento do Orçamento seriam reservados para a elaboração dos projetos de reajuste, que também têm de ser votados pelos parlamentares.

Nas primeiras reuniões de retomada das negociações entre o governo federal e as categorias, na semana passada, nenhum acordo foi firmado. Os técnicos do Planejamento preferiram apresentar uma proposta de aumento de 15,8%, parcelado em três anos (de 2013 a 2015), para 560 mil funcionários.

Algumas categorias, como os técnico-administrativos de colégios e universidades federais — que já vinham conversando com o governo há mais tempo — ficaram de dar uma resposta nesta semana.

Se alguns setores parecem mais próximos do acordo, outros se mostram duros na queda. É o caso dos servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho. 

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que representa essas duas categorias, as mais numerosas da União, recusou o aumento linear de 15,8% e informou que o percentual está bem abaixo das reivindicações. A Condsef e representantes de outras quatro categorias (Ciência e Tecnologia, INPI, Inmetro e Incra) têm reuniões nesta segunda-feira com o governo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra