terça-feira, 7 de agosto de 2012

Servidores públicos aposentados fazem ato pelo fim de contribuição previdenciária sobre seus benefícios


Agência Brasil     -     07/08/2012




Brasília - Servidores públicos aposentados e pensionistas de todo o país promoveram hoje (7) na Câmara dos Deputados um ato em favor da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue a cobrança da contribuição previdenciária de 11% que incide sobre o benefício de inativos que recebem acima o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente em R$ 3.916,00.


O mecanismo é considerado injusto por associações de classe que defendem os direitos dos aposentados. “A cobrança fere a lógica. É um atentado aos direitos dos aposentados”, disse Carlos Mota, autor da PEC na época em que era parlamentar.


Prestes a completar 93 anos, a presidente da Associação de Pensionistas da Previdência de São Paulo, Laura Martinez, disse que a taxação dos benefícios dificulta a vida dos aposentados. “Estamos pagando a Previdência pela segunda vez. Temos que lutar, é um direito nosso”, ressaltou.


Apesar da falta de apoio parlamentar, o presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Guilherme Haubert, disse que a ideia é aproveitar o período de eleições municipais para pressionar os deputados a votarem a PEC. “Essa é a continuação de um trabalho. Precisamos pressionar o Congresso. Vamos ir de gabinete em gabinete cobrando dos deputados uma posição”, disse Haubert à Agência Brasil.


“O argumento do governo de que a Previdência será prejudicada com o fim da taxação não procede. Abrimos mão do pagamento retroativo do que já foi descontado, mas é preciso acabar com essa taxação”, acrescentou o presidente do Mosap. Na proposta reapresentada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o fim da contribuição ocorrerá de maneira progressiva.


Pelo texto aprovado na comissão especial que analisou a matéria, a contribuição teria um desconto de 20 pontos percentuais ao ano a partir dos 61 anos de idade até ser zerada aos 65 anos. O texto prevê ainda que contribuição não será cobrada na hipótese de invalidez permanente do titular do benefício.


A PEC está pronta para ser votada pelo plenário da Câmara, mas ainda não há acordo para votação. Ela precisa ser aprovada em dois turnos e depois seguir para a análise e votação dos senadores.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra