sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Técnicos administrativos de universidades federais recusam proposta do governo


Agência Brasil     -     10/08/2012




Brasília – Os técnicos administrativos de universidades federais recusaram a proposta de reajuste de 15,8%, fracionado até 2015 feita hoje (10) pelo governo federal. 


Os representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) exigiram aumento de 15% em 2013, com a possibilidade de negociação de novos reajustes nos anos seguintes, para encerrar a greve.

Outra alternativa apresentada pelos sindicalistas seria o acréscimo de 25% nos salários, fracionado nos três próximos anos. Segundo a coordenadora da Fasubra, Janine Teixeira, a categoria não está disposta a ceder. “Já estamos com 90% das universidades paradas. Não estamos realizando matrícula. Não vamos sair de mãos abanando”, disse.


Janine disse que as matrículas estão suspensas e não há previsão para o início do semestre letivo. "Se a proposta não melhorar não tem nem vestibular. Apresentamos para o governo uma contraproposta de que o índice parcelado em três vezes [de 15,8% apresentado pelo governo], seja aplicado integral para o próximo ano", disse.


Impacto no Orçamento
Sérgio Mendonça, secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento disse que, além dos técnicos administrativos das universidades federais, o governo apresentou proposta para os docentes do ensino superior. O impacto previsto no Orçamento para 2013 é R$ 2,1 bilhões com as duas ofertas.


“As categorias têm uma pauta em que as expectativas que as entidades colocam é muito acima da capacidade [do governo] de atender. De fato, pautas que estão muito distantes dificultam o processo de negociação”, disse Mendonça.


Há uma semana, o governo federal assinou acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) para determinar o fim das negociações com os professores das universidades e institutos federais filiados à federação.


A Proifes é a única das quatro entidades (Proifes; Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) que representam os docentes de ensino superior que aceitaram os termos da proposta apresentada pelo governo. 


A greve continua na maior parte das universidades e institutos tecnológicos federais do país.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra