quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Técnicos das federais acordam com governo; professores sinalizam aprovação


Flávia Foreque
Folha de S. Paulo     -     23/08/2012





BRASÍLIA - O Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) aprovou nesta quinta-feira a oferta feita pelo governo aos técnicos-administrativos dos institutos federais tecnológicos.


A entidade, que também representa os docentes das instituições, sinalizou que assinará o acordo proposto para os professores. A intenção é encaminhar ao governo um ofício com alguns pontos que ainda são alvo de controvérsia --nenhum deles, entretanto, tem impacto orçamentário.


"O nosso interesse é dar fim ao processo grevista nos próximo dias", disse William Carvalho, coordenador-geral do Sinasefe. A paralisação dos servidores afetou ao menos 34 dos 38 institutos federais.


O governo ofereceu aos docentes reajustes entre 25% e 40% e redução de 17 para 13 degraus na carreira. O Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) já concordou com a oferta.


Confirmada a posição do Sinasefe, o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), entidade de maior representatividade entre os docentes, se tornará o único a não assinar o acordo. A estimativa é de que 52 das 59 universidades federais continuam em greve, iniciada há três meses.


O Andes protocolou nesta quinta-feira nos ministérios do Planejamento e Educação uma contraproposta ao governo, mas as pastas reforçam que a mesa de negociação já foi encerrada.


TÉCNICOS
Ontem, a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras) já havia aceitado a oferta do governo para os técnicos-administrativos: reajuste de 15,8% nos próximos três anos, novos índices para evolução na carreira e incentivo à qualificação dos técnicos.


O acordo com a categoria será assinado nesta sexta-feira.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra