quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vitória da AGU no STJ garante 70% do efetivo da Anvisa nos postos de trabalho



BSPF      -     09/08/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), decisão que garante que pelo menos 70% dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assegurem as funções essenciais do órgão, como atividades de portos e aeroportos no país. A decisão prevê, ainda, multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento, que deverá ser paga pelo sindicato que representa os trabalhadores da autarquia.

O posicionamento foi tomado pelo ministro Herman Benjamin, nesta quarta-feira (08/08), em uma ação proposta pelo Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (PGF), contra o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências).

Na Ação Cautelar, a PGF ressaltou que a Lei nº 7.783/89 determina que é obrigatório a manutenção de equipes de servidores trabalhando durante a greve com o propósito de assegurar os serviços que possam resultar em prejuízo irreparável. A norma também estabelece que os sindicatos, empregadores e trabalhadores devem garantir a prestação das atividades indispensáveis ao atendimento da comunidade. Esta legislação regulamenta o exercício da greve de servidores privados, mas foi estendida ao setor público pelo Supremo Tribunal Federal até a edição de uma norma específica.

De acordo com os procuradores da AGU, esses requisitos visam garantir o princípio da supremacia do interesse e continui¬dade do serviço público, que regem a atividade do Estado. Dessa forma, a PGF ressaltou que a greve não pode prejudicar de forma irreversível os direitos individuais assegurados à população, sob pena de ficar configurada ilegalidade.

Na peça, encaminhada ao STJ, foi alertado que o perigo da demora em assegurar a prestação do atendimento às demandas essenciais pode causar danos e prejuízos aos serviços públicos. Os procuradores afirmaram, ainda, que é inegável que as ações e atividades desenvolvidos pela Anvisa são também imprescindíveis para a população brasileira, já que estão diretamente ligados à preservação da saúde. "Assim, não é exagero - pelo contrário, é uma necessidade premente - a manutenção do percentual de 70% dos servidores nas áreas essenciais" , destaca um trecho da ação.

Para a PGF, dentre as atividades identificadas como essenciais e que deverão ser mantidas durante a greve estão as relacionadas à gestão de portos, aeroportos e fronteiras; casos que envolvem medicamentos e produtos para a saúde; atividade de fiscalização e inspeção de insumos e medicamentos; as do setor de toxicologia; as de tecnologia de serviços de saúde; e as que tratam do sistema nacional de notificação e investigação em vigilância sanitária.

Decisão

Ao apreciar o pedido apresentado pela AGU, o ministro Herman Benjamin destacou que os serviços devem ser mantidos para garantir, principalmente, a relevante função no controle da importação e exportação dos produtos, que tem prejudicado, inclusive, o abastecimento de reagentes para exames de sangue em todo o país.

Na decisão, ele salientou que o direito a greve dever ser exercido com limites para garantir as atividades essenciais . "A Lei 7.783/1989, ao regulamentar a greve dos empregados das empresas privadas, impõe a manutenção dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, consideradas como tais aquelas que, não satisfeitas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população".


Entenda o caso

Os servidores da Anvisa iniciaram uma greve nacional no dia 16 de julho. Mas, apesar do Sindicato ter garantido ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) que os serviços essenciais seriam mantidos, a promessa não foi cumprida e diversos atendimentos ficaram sob ameaça de serem paralisados, o que poderia colocar em risco a saúde pública e ter um impacto negativo na vida de toda a população.

Entre as atividades que estavam sob risco de paralisação estavam a fiscalização e o controle de medicamentos humanos e veterinários; de alimentos; de reagentes e insumos destinados a diagnóstico; de equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos e hemoterápicos; e de órgãos e tecidos humanos e veterinários para uso em transplantes.

Além disso, a greve dos servidores da Anvisa poderia prejudicar o fluxo de cargas nos portos e aeroportos, o que, além de gerar a possibilidade de indisponibilidade no mercado de determinados produtos, poderia causar o perecimento de medicamentos, alimentos e outros produtos essenciais nos depósitos de carga dos portos e aeroportos.

Fonte: AGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra