sábado, 15 de setembro de 2012

A reação à nova Lei Orgânica da AGU e a fabulização da advocacia pública


Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy
Correio Braziliense      -      15/09/2012





Consultor-geral da União

Uma animada discussão parece se desdobrar do encaminhamento de projeto de lei complementar que altera a lei orgânica da Advocacia-Geral da União. Bem entendido, trata-se (ainda) de projeto devidamente endereçado para o palco natural da discussão política: o Congresso Nacional. Não se cuida de qualquer imposição normativa que tenha origem no Poder Executivo. A proposta segue caminho normal. Será debatida em seu nicho institucional apropriado.

O que se estranha são algumas reações que se registram, e que substancializam menos uma preocupação com a eficiência de nossas instituições do que interesses setoriais corporativos mimetizados em imaginárias preocupações sociais. Inventa-se uma ciência política ingênua que engasga o conceito de Estado, desenhando-se esse último como escudo protetor para o exercício do achismo e das idiossincrasias.

Acusa-se o projeto de propiciar o aparelhamento ideológico da AGU, de engendrar a perda da autonomia do advogado público e de fixar uma fórmula hierárquica de concepção de decisões. Nesse sentido, o aparelhamento teria como causa a disposição de que seriam membros da AGU, além dos integrantes das carreiras jurídicas, os detentores, em âmbito do sistema de advocacia pública, de cargos comissionados. 

A perda da autonomia teria como causa a tipificação como erro grosseiro do advogado a inobservância das hierarquias técnicas e administrativas fixadas na lei complementar que se discute. É esse mesmo fragmento que fomentaria uma rigidez hierárquica na concepção de decisões. A crítica ao projeto não é uma questão weberiana, de burocracia; é freudiana mesmo, que qualifica um delírio jurídico, ainda não catalogado no código internacional de patologias da alma.

A incorporação do comissionado no sistema de advocacia pública é o reconhecimento de um fato capitulado pela vida real, e que reflete tradição normativa que, inclusive, considera funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerça cargo, emprego ou função pública. Além do que, a preocupação é substancialmente quimérica, na medida em que os números objetivamente comprovam, pelo contrário, elogiável retração do exercício de cargos de advocacia pública por comissionados. Muito já se fez.

A tipificação como erro grosseiro de composição de texto que revele opinião pessoal e não uma direção institucional é medida necessária para que se alcance uma relativa unificação de entendimentos, indicativos de segurança jurídica. Quando se sabe para onde a nave vai, até o vento ajuda. Além do que, lê-se no projeto em discussão que não se considera erro grosseiro a adoção de opinião sustentada em interpretação razoável, em jurisprudência ou doutrina, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente aceita, no caso, por órgãos de supervisão e controle, inclusive judicial. 

O que temer?
O agito em torno de orientação para que um sentido hierárquico seja elemento fundante do sistema de advocacia pública que se pretende reconhecer é mais uma fobia juvenil para com o superego do carimbo. Somos advogados. Pautamos nossa atuação no contexto de uma tradição que remonta a Demóstenes e a Cícero, a confiarmos no estudo comparado de Plutarco, fundador de um gênero literário, a biografia. Demóstenes e Cícero combatiam com ferocidade; ensinam-nos que advogados representam uma parte. Ainda que não aceitassem pagamento pelo trabalho, e sim um estipêndio pela honra, de onde o substantivo honorários, o grego e o romano aqui lembrados plasmam a profissão com a adesão consciente para com o interesse daquele que se defende.

O contribuinte não pode ser sacrificado com o sustento de mais um órgão de controle. Esse papel já é exuberantemente exercido pelo Tribunal de Contas da União, pelo Ministério Público Federal, pela Controladoria-Geral da União, bem como pela opinião pública e pelo pleno exercício da cidadania, que se materializa também em várias ações populares que são propostas recorrentemente. 

O que se precisa é de um sistema de advocacia pública eficiente, intransigente na defesa do erário, firme no combate à corrupção, intolerante na luta contra o servidor macunaímico, criativo na formulação jurídica de políticas públicas ungidas pela urna, comprometido com os substanciais valores da ética da responsabilidade, e não da convicção, se me entendem os que estudaram Max Weber.

Nos exames de ingresso às carreiras de advogado público deve-se inserir a disciplina de ciência política. Quem sabe, os futuros advogados públicos lerão um certo teórico francês que nos ensinou que o Estado é, no sentido pleno do termo, uma ideia, não tendo outra realidade além da conceitual, ele só existe porque é pensado; segundo esse pensador falecido em 1988, o Estado é da ordem das ideias e não dos fenômenos concretos. Ele se concretiza na ação governamental.

Isso não significa que deva o advogado público obedecer cegamente ao estafeta convidado de plantão, na abominável hipótese que essa praga um dia vingue. Limites há. E os sabe quem conhece a Constituição e as leis. Devemos conceber e viver a advocacia pública da vida real. Somos agentes privilegiados do proscênio democrático. Devemos, no entanto, transitar do metafísico para o empírico, de um ideal que imaginamos, e que não é nosso, porque fabulizado e romantizado, para um real que vivemos, e que nos pertence.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra