segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Agentes federais mantêm greve no Rio


Agência Agência Brasil     -     03/09/2012




Rio de Janeiro – Por unanimidade, os agentes federais do Rio de Janeiro decidiram hoje (3), em assembleia, continuar com o movimento grevista iniciado no dia 7 de agosto. A partir de agora, a paralisação é por tempo indeterminado.


Os grevistas revindicam a reestruturação das carreiras de agentes, papiloscopistas e escrivães para nível superior, a exemplo das de delegados e peritos federais. Apesar de ser exigido diploma de curso superior para ingressar na Polícia Federal (PF), essas carreiras são consideradas de nível médio no organograma da instituição.


De acordo com o presidente dos Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no estado do Rio de Janeiro, Telmo Correa, as ações serão intensificadas para chamar a atenção do governo para as reivindicações da categoria.


No estado, há mais de 1.300 homens, entre agentes federais e servidores administrativos – somente na sede da Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, são 700 homens. Segundo Correa, o comando de greve no Rio vai preparar ações diárias, a partir de agora. 


"O movimento no Rio de Janeiro ganhou novo fôlego com a assembleia de hoje e, para preservar o direito de greve da categoria, nós entramos com uma ação na Justiça para garantir que não haverá corte de ponto dos faltosos no estado", informou o sindicalista
Correa disse que as  oito delegacias especializadas da PF no Rio estão com as atividades praticamente paralisadas, com os inquéritos sem dar andamento nas investigações e com apenas 30% do efetivo trabalhando para manter os serviços essenciais.


Nos postos de emissão e entrega de passaporte estão sendo atendidos apenas os pedidos de urgência, como os casos de viagem por problemas de saúde, emprego e viagens para estudos no exterior.

Na assembleia desta tarde, ficou decidido que haverá concentração quarta-feira (5), em frente à sede da Superintendência da PF, onde os grevistas pretendem realizar a queima simbólica de seus diplomas de nível superior.


A finalidade é protestar contra o não reconhecimento do diploma de curso superior para as carreiras de escrivães, papiloscopistas e agentes federais pela corporação. Duas horas depois, os manifestantes seguirão para o Maracanã e darão um abraço simbólico no estádio, para chamar a atenção da sociedade para o movimento, que já tem quase um mês. 
 
A categoria decidiu realizar reuniões semanais, às segundas e quartas-feiras, para acompanhar os rumos do movimento nacional, em Brasília, e definir sobre a adesão do Rio às manifestações.


Na manhã de hoje, os grevistas se concentraram, com faixas, cartazes e carros de som, em frente ao prédio da superintendência, onde fizeram mais uma manifestação. O ato teve apoio de servidores das delegacias de Campos, no norte fluminense; Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; e Niterói, na região metropolitana. Na manifestação de quarta-feira está prevista a participação de funcionários lotados na delegacia de Macaé, no norte do estado.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra