quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Assegurado corte de ponto de grevistas da Polícia Federal em Pernambuco


AGU     -     20/09/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), decisão que autoriza o desconto no salário pelos dias parados de servidores da Polícia Federal no Estado de Pernambuco.

O Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef/PE) havia conseguindo uma liminar impedindo os descontos, mas a Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5) recorreu e garantiu a aplicação dos dispositivos da Lei nº 7.783/89 que disciplinam o exercício da greve.

De acordo com os advogados da União, o Supremo Tribunal Federal entende que o exercício do direito de greve acarreta a suspensão do contrato do trabalho, conforme a Lei nº 7.783/89 e, por esse motivo, os servidores não têm direito a remuneração dos dias que deixarem de trabalhar.

A Procuradoria alertou que a liminar priva a Administração dos meios necessários à garantia dos princípios constitucionais da continuidade dos serviços públicos e da eficiência. Além disso, segundo os advogados da União, deixar de descontar os dias parados dos servidores em greve incentiva o prosseguimento do movimento. Isso prejudica a emissão de passaportes, prisões em flagrante, operações policiais já iniciadas e em andamento e também a emissão de certidões de antecedentes criminais em regime de urgência.

Ao analisar o caso, a presidência do TRF5 acolheu os argumentos da AGU no sentido do risco da liminar provocar um efeito multiplicador quanto à proibição do desconto de dias parados para outras categorias de servidores federais em greve.

"Ameaça a ordem pública a decisão que, privando a União da possibilidade de cortar o ponto de servidores em greve, acaba privando-a do mecanismo de autotutela mais eficiente ao propósito de coibir os excessos do movimento paredista", afirma um trecho da decisão.

A PRU5 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra