terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fundo previdenciário deve ser autorizado em janeiro


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -    25/09/2012




Rio -  O Ministério do Planejamento estima que o Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) autorize em fevereiro o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

De acordo com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se a fundação não fosse instituída agora, o déficit continuaria a crescer em “velocidade cada vez maior”.
Ela apontou que, atualmente, há diferença de R$ 35 bilhões entre receita e despesa na previdência do servidor civil, com 1,21 milhão de pessoas. A titular da pasta ainda defendeu que a Funpresp é mais “um instrumento para investimentos, como se tem na maior parte dos países”.

“Basta ver que todas as experiências que temos em fundos de previdência para servidores públicos, como Previ e Funcef, mostram que é possível alcançar benefícios maiores do que seria a aposentadoria pelo atual sistema, e até maiores do que a remuneração salarial dos servidores na ativa”, disse.

Conforme o decreto publicado sexta-feira, o Poder Legislativo pode aderir à fundação. Já o Poder Judiciário deve constituir fundo à parte, mas caso haja interesse também pode se agregar ao do Executivo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra