sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Nova estatal assumirá hospital universitário


Jornal de Brasília     -     21/09/2012




O HUB (Hospital Universitário de Brasília) será o primeiro do país a ser transferido para a administração da EBSERH, a estatal criada em dezembro do ano passado pelo governo federal com o propósito de resolver a crise dos hospitais universários.

A transferência trará um alívio imediato de R$ 4 milhões por mês nas contas da Universidade de Brasília. “A estatal assumirá os gastos do hospital com pessoal terceirizado e com consumo”, explica o atual diretor do HUB, Armando Raggio. O custo atual do HUB é de R$ 12 milhões mês. A expectativa é de que o contrato de adesão seja assinado até o final de outubro, ainda no mandato do reitor José Geraldo de Sousa Junior.

O passo seguinte à assinatura do contrato será a constituição de um comitê de governança. O comitê definirá quais serviços serão mantidos e ampliados na nova gestão. De acordo com Raggio, não há riscos de que especialidades do hospital sejam extintas. “O hospital manterá seu cará- ter de hospital-escola. Todos os serviços oferecidos atendem a esse propósito, não haverá alterações.”

O diretor do hospital frisa que a propriedade do HUB continuará sendo da UnB. “Não é uma transferência de patrimônio, é um contrato de gestão.”

A EBSERH foi pensadapara resolver históricas dificuldades de contratação e manutenção dos hospitais ligados a universidades públicas


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra