quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto de aumento de servidores federais do Poder Judiciário chega ao Congresso Nacional


Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     05/09/2012





O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Brito, enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 4.363/2012, que reajusta os salários de cerca de 120 mil servidores federais do Poder Judiciário. O aumento, parcelado em três anos (de 2013 a 2015), dobraria o valor da Gratificação por Atividade Judiciária (GAT).

Hoje, essa bonificação corresponde a 50% do salário-base. Em janeiro do próximo ano, o percentual passará para 72,5%. Doze meses depois, a GAT vai corresponder a 86,25% do vencimento básico. 

Finalizando, em janeiro de 2015, a gratificação vai chegar a 100% do salário do funcionário público.

O projeto prevê ainda uma nova estrutura para o plano de cargos e salários, reduzindo de 15 para 13 os níveis das funções de analista, técnico e auxiliar judiciário. Com isso, os servidores poderão chegar mais rapidamente ao topo da carreira.


Como o corte dos níveis foi feito na base da estrutura do plano, quem ganha menos por estar há pouco tempo no Judiciário serão beneficiados. O projeto de lei precisa ser aprovado pelo Congresso para entrar em vigor.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra